Publicidade
Publicidade
Publicidade

Valter Suman vira o jogo e é eleito prefeito do Guarujá

Com 50,84% dos votos, Valter Suman (PSB) foi eleito prefeito do Guarujá, no litoral de São Paulo, neste domingo (30). Ele derrotou Haifa Madi (PPS), que recebeu 49,16% dos votos válidos.

A abstenção foi de 22,56%. Brancos e nulos somaram 10,24%.

O resultado representa uma virada de jogo na cidade. No primeiro turno, Madi recebeu 43,17% dos votos válidos, contra 23,70% de Suman.

Essa foi a primeira vez que o novo prefeito tentou se eleger. Em 2012, ele foi candidato a vice na chapa de Farid Madi, marido de sua oponente nesta eleição. Na ocasião, eles foram derrotados por Maria Antonieta de Britto (PMDB).

Haifa Madi foi a segunda opção do PPS para a disputa no Guarujá. Seu marido, Farid Madi (PPS), iria tentar mais uma vez se eleger prefeito, mas teve a candidatura indeferida e as contas rejeitadas pela Justiça Eleitoral em setembro.

A menos de um mês da eleição, ele resolveu não recorrer da decisão e indicou a esposa para concorrer ao pleito.

O Guarujá se junta agora ao "cinturão tucano" formado nestas eleições na região metropolitana da Baixada Santista. O PSDB elegeu prefeitos em 7 das 8 cidades em que a eleição terminou no primeiro turno. Além de Santos, maior cidade da Baixada, o partido levou a melhor em Bertioga, Cubatão, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande.

O PSDB elegeu prefeitos em 7 das 8 cidades em que a eleição terminou no primeiro turno. Na outra, São Vicente, a vitória foi de um candidato do PMDB. Com a vitória do PSB no Guarujá, o partido do atual vice-governador, Marcio França, ganha a prefeitura no litoral.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade