Publicidade
Publicidade
Publicidade

Na quinta tentativa pela prefeitura de Sorocaba, Crespo vence com apoio de ex-rival

Divulgação
José Crespo, do DEM
José Crespo (DEM), prefeitura eleito de Sorocaba

Depois de tentar quatro vezes sem sucesso (1992, 1996, 2000 e 2004), o vereador José Crespo (DEM) foi eleito neste domingo (30) o novo prefeito de Sorocaba, interior de São Paulo.

Crespo recebeu 182.833 votos (58,48%) e derrotou o deputado estadual Raul Marcelo (PSOL).

A vitória do DEM em Sorocaba representa uma mudança no comando da cidade, que é administrada pelo PSDB desde 1997.

Renato Amary (hoje do PMDB) e Vítor Lippi governaram por dois mandatos cada, e Antonio Carlos Pannunzio, atual prefeito, administrou a cidade por mais quatro anos.

Em 2016, o candidato tucano João Leandro obteve 13,47% dos votos e não foi para o segundo turno.

DO MESMO LADO

José Crespo recebeu apoio de um antigo adversário, o ex-deputado e ex-prefeito Renato Amary (PMDB), para quem Crespo perdeu o governo municipal em 1996 e 2000.

Quando eram oponentes, a campanha de Amary (então do PSDB) chegou a sugerir associação de Crespo à divulgação do uso de drogas.

Na época, o programa eleitoral tucano usou uma reportagem da revista Veja, que trazia o desenho de um rosto sorrindo, indicando-o como símbolo do LSD nos anos 60. Esse mesmo desenho é usado nas campanhas de Crespo até hoje.

Nas eleições de 2012, Crespo desistiu de lançar candidatura à prefeitura de Sorocaba, em favor do apoio de seu partido ao adversário do passado.

Em 2016, ocorreu o contrário: Amary tinha saído como pré-candidato do PMDB ao governo municipal, mas, em julho, retirou sua candidatura e passou a apoiar o DEM.

Apesar de ser a primeira vez que vence as eleições municipais para prefeito, Crespo já foi eleito três vezes deputado estadual e duas vezes vereador de Sorocaba.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade