Siga a folha

Coluna editada por Bruno Molinero, repórter de livros e mercado editorial da Ilustrada.

Descrição de chapéu Livros

Rafael quem?, perguntam autores no Jabuti sobre cotado para a Biblioteca Nacional

Seguidor de Olavo de Carvalho, Rafael Nogueira é cotado para presidência da instituição

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Nunca ouvi falar. Não sei quem é. Esse nome não me é estranho, mas não lembro. Não tenho ideia. Rafael quem?

Assim foi recebido o nome de Rafael Nogueira nos bastidores da cerimônia do prêmio Jabuti, na noite desta quinta-feira (28). Seguidor de Olavo de Carvalho e cotado pelo governo para assumir o comando da Biblioteca Nacional, Nogueira gerou interrogações entre autores e editores. 

O autoproclamado “aspirante a filósofo” era um completo desconhecido no maior prêmio literário brasileiro —embora seu nome já corresse pelos corredores de Brasília como possível presidente de uma das principais instituições culturais do país, fato que fez a atual presidente da biblioteca, Helena Severo, pôr seu cargo à disposição

Até o fechamento da coluna, ainda não havia confirmação nem data de nomeação.

Ao serem informados de que Nogueira é um nome ligado ao movimento conservador, simpático à monarquia e que defendeu Augusto Nunes na agressão ao jornalista a Glenn Greenwald, os autores e editores fizeram cara feia. Mas muitos disseram que esperariam sua nomeação para se manifestarem.

Rafael Nogueira na Conferência de Ação Política Conservadora, em outubro deste ano - Bruno Santos/Folhapress

LÁ FORA O escritor Sérgio Medeiros viaja aos Estados Unidos para falar sobre seus poemas visuais e escritos em uma série de encontros. A turnê está marcada para janeiro. Nos dias 29 e 30, ele visita o Smith College e participa de leituras e de uma exposição de sua obra, incluindo alguns poemas inéditos que farão parte de uma obra prevista para março do ano que vem.

LÁ FORA 2 Já no outro lado do Atlântico, a quarta edição das Jornadas Internacionais José Saramago ocorre entre esta segunda (2) e quarta-feira (4), na Universidade de Vigo. É possível acompanhar a programação ao vivo no site da instituição: tv.uvigo.es.

UM SONHO Clássico de Martin Luther King, “Porque Não Podemos Esperar” vai ser reeditado pela Faro Editorial no primeiro semestre de 2020. O título saiu no ano de seu assassinato, em 1968, e fala de
 busca por igualdade, direito ao voto e o fim da segregação em escolas e universidades.

LIVRO MUSICAL Não é um show, é um espetáculo de poesia. É assim que Ademir Assunção define a apresentação “Zona de Confronto”, que ocorre em São Paulo no domingo da semana que vem (8), no Sesc Belenzinho. Com a banda Buena Onda Reggae Club, o autor apresenta poemas inéditos que sairão em disco e em livro no ano que vem.

NOVAS HQS A revista Parafuso 1, publicação de quadrinhos experimentais organizada por Jão com 12 artistas, é lançada neste sábado (30).

Ilustração de Ing Lee para a revista de quadrinhos Parafuso 1 - Divulgação

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas