Siga a folha

Descrição de chapéu twitter Facebook instagram

Twitter diz que vídeo sexista postado por Eduardo Bolsonaro não é discurso de ódio

Plataforma não retirou do ar a montagem que sugere que mulheres seriam culpadas pelo acidente do metrô em SP porque avaliou que ela é opinativa; construtora disse que peça é misógina

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Twitter diz que não tirou do ar o vídeo sexista que o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) compartilhou em seu perfil na sexta (4), sugerindo que o acidente na obra da linha 6 do metrô que abriu uma cratera na marginal Tietê teria sido causado pela mão de obra feminina, porque avaliou o conteúdo como opinativo, e não discurso de ódio.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) na rampa do Palácio do Planalto - Pedro Ladeira-06.set.2021/Folhapress

MISOGINIA

A montagem usa imagens de uma peça institucional da construtora espanhola Acciona, exaltando o trabalho das mulheres. A empresa repudiou o compartilhamento do vídeo, que considerou "misógino". Com a edição, cenas do desabamento parcial da pista da marginal e do vazamento de esgoto foram inseridas entre depoimentos de empregadas da Acciona.

A versão compartilhada por Eduardo Bolsonaro, semelhante ao vídeo que já estava circulando em redes sociais e grupos de WhatsApp, foi acompanhada de uma trilha sonora que busca dar viés humorístico ao material.

ERRO

No domingo (6), o parlamentar teve sua conta no Twitter bloqueada temporariamente. Segundo a plataforma, houve um erro no sistema.

Em nota enviada à coluna, a empresa diz que o tuíte do deputado falando "Você pegaria seu dinheiro e investiria em ações já condenadas da Venezuela? Tenho certeza que não. Mas isso foi um dos crimes que o PT cometeu com o dinheiro público, destruindo a vida de milhares de brasileiros" foi "identificado erroneamente por nossos sistemas automatizados como contendo uma mídia que violaria nossas regras, o que causou o bloqueio da conta até que o usuário o deletasse".

E segue: "antes que ele cumprisse essa etapa, o erro foi identificado e a conta foi restabelecida. O usuário não sofreu medida de 'suspensão temporária', mas sim teve a conta bloqueada para uso enquanto não deletasse o seu tweet (é assim que agimos em caso de remoção por violação às nossas regras)".

NO ALTAR

A top brasileira Laís Ribeiro, que está noiva do ex-jogador do Chigago Bulls, da NBA (liga profissional de basquete americana), Joakim Noah, terá a cantora Elba Ramalho como uma das atrações de seu casamento. Prevista para agosto deste ano, a cerimônia para 250 convidados ocorrerá em Trancoso, na Bahia. A ideia é que seja no "pé na areia", e Laís cogita subir ao altar descalça.

com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas