Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus

PSOL pedirá prisão preventiva de Bolsonaro ao STF

Petição é assinada por deputados federais e pelo presidente da sigla

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados vai protocolar, nesta segunda (2), uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a prisão preventiva de Jair Bolsonaro (PL). Na ação, os parlamentares solicitam também a quebra de sigilo telefônico e telemático, busca e apreensão de provas e documentos e apreensão do passaporte do ex-presidente.

Jair Bolsonaro (PL) durante posse de novos ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) - Adriano Machado-6.dez.22/Reuters

Bolsonaro deixou o Brasil na sexta-feira (30) para passar um mês nos Estados Unidos. A petição do PSOL faz referência ao inquérito dos atos antidemocráticos, já aberto no STF e que investiga o ex-presidente por enaltecer a ditadura militar, divulgar fake news sobre as urnas durante a eleição e defender um golpe de Estado.

"Bolsonaro cometeu crimes em série durante seu governo. Chamá-lo de genocida não é exagero. Infelizmente as instituições não agiram a tempo e tivemos de esperar até as eleições", diz Juliano Medeiros, presidente do PSOL, que também assina o documento. "Não aceitaremos nenhum dia de impunidade. Anistia nem pensar. Queremos Bolsonaro na cadeia", acrescenta.

O documento tem como signatários toda a atual bancada do PSOL na Câmara e também os deputados federais que vão assumir em fevereiro.

A líder da bancada do partido na Casa, a deputada Sâmia Bomfim (SP), diz que Bolsonaro precisa ser responsabilizado "pelo mal que fez ao Brasil". E segue: "O inquérito dos atos antidemocráticos já identificou vários criminosos da extrema-direita no Brasil. Agora é preciso que o principal líder, que não é mais presidente da República, também seja enquadrado".


VIRADA

O presidente Lula (PT) decidiu passar o Réveillon da posse com sua numerosa família e alguns poucos e seletos amigos em um hotel em Brasília. Entre os eleitos para compartilhar com ele a última ceia de 2022, e a entrada no Ano Novo, estavam o advogado Marco Aurélio de Carvalho e sua mulher, Alesssandra, o deputado estadual Emídio de Souza e sua mulher, a advogada Gabriela Araújo, o médico Roberto Kalil Filho e sua mulher, a endocrinologista Claudia Cozer, o empresário José Seripieri Jr. e sua mulher, a jornalista Daniela Filomeno, e o secretário-geral da Presidência, o ministro Márcio Macêdo com a mulher, Karina Marx Macêdo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas