Siga a folha

Líder do PT na Câmara de SP diz que bancada votará contra Plano Diretor se não houver mudança

Diretório municipal do partido fará um um ato contra a revisão do projeto na sexta (16)

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O diretório municipal do Partidos dos Trabalhadores (PT) em São Paulo fará um ato contra a revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) da capital paulista.

A manifestação irá ocorrer na sexta-feira (16), às 19h, na Câmara Municipal de SP. A bancada de vereadores do partido deverá estar presente.

PT fará ato contra revisão do Plano Diretor de São Paulo - Divulgação

O texto substitutivo do Plano Diretor, apresentado pelo vereador Rodrigo Goulart (PSD), foi aprovado em primeiro turno na Câmara em 31 de maio. A votação definitiva, em segundo turno, ocorrerá em 21 de junho.

"Da forma que o projeto [do PDE] está agora, o PT vota contra", diz o líder do partido na Casa, o vereador Senival Moura.

Vereador Senival Moura, líder do PT na Câmara Municipal de SP - Afonso Braga-10.jun.2022/CMSP

"Se [a negociação para incluir mudanças na proposta] não avançar, nosso voto será contrário. O texto está desconfigurando muito [o Plano Diretor aprovado pela gestão petista de Fernando Haddad em 2014]", segue.

Na votação em primeiro turno, a bancada do PT na Casa se dividiu —quatro vereadores votaram contra e quatro a favor.

Na época, Senival disse ao Painel que a bancada agiu estrategicamente para manter uma porta aberta e negociar emendas e alterações no projeto para a segunda votação.

A proposta de revisão do PDE tem sido criticada por urbanistas por abrir brechas para intensificar a verticalização da cidade, permitir a construção de mais vagas de garagem próximas a eixos de transporte coletivo e dar opções para que empreiteiras não paguem em dinheiro a taxa para construir acima do limite estabelecido.

A Câmara afirma que foram realizadas cerca de 50 audiências públicas e coletadas centenas de sugestões, embora o novo substitutivo tenha sido apresentado com mudanças substanciais.


PROSA

A escritora Bettina Bopp recebeu convidados como o ator José de Abreu no lançamento do seu livro "Afetos Colaterais", na noite de terça (13), na Livraria da Vila, em Pinheiros, São Paulo. O psicólogo Alexandre Coimbra e a atriz Maria Bopp, filha da autora, prestigiaram o evento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITh

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas