Siga a folha

Instituto Vero fará campanha nas redes contra desinformação eleitoral na América Latina

Projeto é apoiado por Felipe Neto e Sleeping Giants

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Instituto Vero vai liderar uma campanha nas redes sociais para combater a disseminação de desinformação política em períodos eleitorais em países da América Latina. O projeto envolverá especialistas e organizações de Brasil, Argentina, Bolívia, Peru e Paraguai.

Um dos objetivos é mapear e entender quais são as táticas utilizadas para a difusão de informações falsas e quais seriam as estratégias eficazes para contê-las. Também serão fornecidos conteúdos educacionais para conscientizar e capacitar o público a identificar notícias falsas.

Redes sociais serão foco de campanha do Instituto Vero sobre desinformação política - Mateus Bruxel -26.out.2010/Folhapress

A proposta terá início na próxima segunda (9) e contará com o apoio de influenciadores como Felipe Neto e Ademara, além dos perfis Sleeping Giants e Quebrando o Tabu.

"À medida que a desinformação eleitoral continua a representar uma ameaça real, essa colaboração intercontinental visa fornecer informações confiáveis e ferramentas para ajudar o público a fazer suas escolhas durante as eleições. A grande questão é promover uma participação informada dos cidadãos no processo democrático", diz o chefe de comunicação do Vero, Victor Vicente.

No ano passado, o Instituto Vero fez um estudo para identificar o papel do YouTube nas eleições brasileiras. Foram analisados mais de 30 mil vídeos de conteúdo político disponibilizados na plataforma.

O levantamento chegou à conclusão de que vídeos de canais bolsonaristas foram os mais recomendados pelo YouTube no período.


BRINDE

O presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas, recebeu convidados como o ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski para um coquetel em homenagem aos agraciados com o Grande-Colar do Mérito do TCU. O médico cardiologista Roberto Kalil Filho, um dos contemplados, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, compareceram. O vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, e o advogado Henrique Ávila também estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas