Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus

Lewandowski no Executivo fortalece defesa da justiça social, diz associação de defensores federais

Anadef elogia escolha de Lula para o que chama de 'uma das principais pastas do Poder Executivo'

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A indicação de Ricardo Lewandowski para o comando do Ministério da Justiça alimenta as expectativas de que pautas relacionadas à inclusão e à justiça social ganhem destaque na nova gestão da pasta, afirma a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (Anadef).

Ricardo Lewandowski em cerimônia no Ministério da Educação, em Brasília, que homenageou a sua carreira - Gabriela Biló - 11.abr.2023/Folhapress

Para a entidade, a atuação "firme e decisiva" do ministro aposentado "na defesa das minorias e excluídos" perante o STF (Supremo Tribunal Federal) seria um indicativo de que pautas caras aos defensores receberão a devida atenção de Lewandowski.

"A decisão anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de nomear o ministro do STF Ricardo Lewandowski para chefiar o Ministério da Justiça reforça ainda mais os princípios democráticos e constitucionais, que devem nortear as estratégias de atuação de uma das principais pastas do Poder Executivo", pontua a Anadef, em nota que será tornada pública nesta sexta-feira (12).

No documento, a presidente associação, Luciana Bregolin, diz desejar êxito ao futuro ministro da Justiça e da Segurança Pública e ao atual chefe da pasta, Flávio Dino, em sua estreia no STF. "Ele sempre teve uma atuação de parceria com a defensoria ao longo de toda a sua vida pública", afirma sobre o ex-governador.

Leia, abaixo, a íntegra da nota elaborada pela Anadef:

"Para a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Federais (Anadef), a decisão anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva de nomear o ministro do STF Ricardo Lewandowski para chefiar o Ministério da Justiça reforça ainda mais os princípios democráticos e constitucionais, que devem nortear as estratégias de atuação de uma das principais pastas do Poder Executivo.

Além disso, a atuação firme e decisiva do ministro Lewandowski, quando no Supremo Tribunal Federal, em pautas sociais e na defesa das minorias e excluídos, fortalece ainda mais as bandeiras em favor da inclusão e da justiça social defendidas pela Anadef.

Ao desejar êxito ao futuro Ministro da Justiça, com quem a Anadef desde já manifesta o interesse em dialogar e cooperar em pautas de interesse comum, a presidente da Associação, Luciana Bregolin, também transmite os votos de boa sorte ao futuro ministro do STF, Flávio Dino, destacando que ele sempre teve uma atuação de parceria com a Defensoria ao longo de toda a sua vida pública."

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH; colaborou GEOVANA OLIVEIRA

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas