Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Lula faz aceno a eleitor idoso por combate à abstenção na urna

Candidato pretende fazer promessas como reajuste real do salário mínimo e atenção médica ampliada

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

No esforço para levar os eleitores às urnas e garantir a vitória em primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz uma investida nesta quinta-feira (22) junto ao eleitor idoso. Ele se reúne com associações ligadas à terceira idade para debater sobre longevidade e os desafios para o futuro.

Como os maiores de 70 anos não são obrigados a comparecer às urnas, a ideia é fazer acenos concretos e contundentes para convencê-los a sair de casa em 2 de outubro.

Lula deve apresentar, em encontro presencial em São Paulo, propostas específicas para essa faixa etária. A mais importante é o reajuste do salário mínimo pela média do crescimento do PIB, o que garantiria um ganho real para aposentados e pensionistas.

O ex-presidente Lula vai se reunir nesta quarta (21) com representantes de associações de idosos - Bruno Santos/ Folhapress

Está na lista também uma política especial para saúde, com a recomposição de cortes para a compra de medicamentos de uso contínuo e uma atenção médica ampliada, com mais especialidades. Há ainda a previsão de espaços de lazer específicos para a terceira idade.

"Não é um voto obrigatório. Precisamos, então, conquistar e dar motivação nesta mobilização por uma forte consciência nacional. Depois, ouvir e assumir compromissos presentes em nosso programa de governo", diz um dos coordenadores da campanha, ex-governador Wellington Dias (PT-PI).

Como a Folha mostrou, Lula faz ofensivas nessa reta final contra a abstenção que, nas últimas eleições, alcançou em média um terço dos eleitores, e pelo voto útil. A campanha tem tentado conquistar os votos do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e da senadora Simone Tebet (MDB-MS).

Tebet alcança melhores índices de votação nos eleitores de 60 anos ou mais. Segundo o último Datafolha, ela alcança 7% das intenções de voto nessa faixa etária, em comparação aos 5% na média nacional.

Esse também é um eleitor que tem menos resistência a Lula: sua rejeição é de 37%, maior apenas do que entre os jovens de 16 a 24 anos, que fica em 30%.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas