Siga a folha

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Descrição de chapéu Livros

Livros de Maryse Condé, Godard e Margaret Atwood ganham o país este ano

Editoras trazem coleção da autora caribenha, obra do francês sobre o amor e dois inéditos da canadense

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Bazar do Tempo comprou os direitos de publicação de duas obras de Maryse Condé, uma das principais autoras afro-caribenhas, constantemente lembrada para o Nobel de literatura.

Em 2018, quando não houve entrega do prêmio por causa dos escândalos na Academia Sueca, ela foi a escolhida para um "Nobel alternativo" pela New Academy, instituição que vigorou apenas naquele ano.

A editora brasileira lançará o livro de memórias de Condé, "Coração a Rir e a Chorar", que rendeu à escritora de 84 anos o prêmio Marguerite Yourcenar; e o romance "A Migração dos Corações", que encharca a trama de "O Morro dos Ventos Uivantes" na cultura negra caribenha e já tinha sido editado pela Rocco há 20 anos.

A escritora Maryse Condé, que terá novas obras publicadas no Brasil neste ano - Adrian Dennis - 19.mai.2015/AFP

A Rosa dos Tempos, selo do grupo Record, já tinha antecipado o resgate de Condé com "Eu, Tituba: Bruxa Negra de Salem", talvez seu livro mais conhecido, mas agora a Bazar prepara uma coleção de maior estofo que deve incluir outras contratações.

A escritora de Guadalupe, aliás, não é a única figurinha carimbada de apostas do Nobel que a editora traz em breve.

Já no fim deste mês deve chegar às livrarias "O Riso da Medusa", clássico da feminista francesa Hélène Cixous, e para o segundo semestre estão previstos dois novos livros da canadense Anne Carson, "A Beleza do Marido" e "Eros, o Agridoce". Outro livro de Carson, "Short Talks" deve sair antes pela Relicário, como a última coluna adiantou.

IMAGEM E PALAVRA O Painel das Letras do sábado passado também trouxe notícias sobre livros de cineastas, sem mencionar um reverenciado diretor francês que ganhará nova edição. "Elogio do Amor", de Jean-Luc Godard, será publicado no segundo semestre pela editora Nós, com tradução e apresentação do escritor e cineasta Daniel Augusto. O livro decorre do filme homônimo dirigido pelo ícone da nouvelle vague em 2001, pinçando de forma singular a poesia daquela narrativa.

EU VOS SAÚDO, MARGARET Outra autora canadense que terá sua presença no Brasil ampliada é Margaret Atwood. A Rocco prepara dois livros inéditos para este ano –o romance "O Coração É o Último a Morrer", sobre um casal que tenta se manter em meio ao colapso econômico; e "Stone Mattress", algo como "colchão de pedra", uma coletânea de contos de teor fantástico.

WEEKEND À MODA ÁRABE Entre os destaques deste ano da editora Tabla, uma casa que tem ganhado evidência ao traduzir suas obras direto do árabe, há algumas pérolas. Por exemplo, "Ode à Errância", do poeta sírio Adonis, citado com frequência como o maior expoente da poesia em seu idioma; "A Queda do Imã", da egípcia Nawal Saadawi, morta no ano passado com status de referência maior do feminismo árabe; e dois grandes nomes da literatura turca, Ahmet Hamdi Tanpınar, com "O Instituto de Regulação das Horas", e Leyla Erbil, com "Uma Mulher Estranha".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas