Siga a folha

Brigada Militar do RS desliga policial temporário preso por morte de Beto Freitas

Processo administrativo disciplinar concluiu que segurança do Carrefour cometeu transgressão grave

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Porto Alegre

A Brigada Militar, como é chamada a PM gaúcha, desligou o policial temporário que foi preso em flagrante pela morte de Beto Freitas, 40, em Porto Alegre. A vítima foi espancada até a morte no Carrefour.

O policial temporário Giovane Gaspar da Silva, 24, fazia um “bico” como segurança no supermercado. Ele estava de folga do trabalho de policial e era o primeiro dia dele trabalhando no supermercado. A Brigada Militar instaurou um processo administrativo disciplinar (PAD).

A decisão do desligamento de Silva ocorreu na última quinta-feira (3). O órgão considerou que ele cometeu transgressão disciplinar grave. Segundo a Brigada Militar, Silva teve direito à ampla defesa garantido.

“O desligamento já era previsível. Sabíamos que isso aconteceria. O maior problema é ele ser transferido para uma casa prisional comum, onde sua integridade física não fica garantida”, comentaram os advogados de defesa, David Leal da Silva e Raísa Hoffmeister.

Em depoimento à Polícia Civil, o segurança disse que não houve discussão com Beto Freitas antes da agressão. Ele disse também que não teve a intenção de matá-lo.

Logo após a prisão em flagrante, em 19 de novembro, ele havia optado por permanecer em silêncio, mas, em 27 de novembro , falou em depoimento à Polícia Civil durante cerca de quatro horas.

“A intenção dele [segundo o depoimento] era tão somente de imobilizar a vítima [Beto] em razão de que, depois de tê-lo atingido com um soco, teria ficado extremamente agressiva”, disse Roberta Bertoldo, delegada responsável pelo caso, sobre o depoimento.

Imagens mostram que Beto Freitas foi asfixiado por quase quatro minutos, diante de 15 testemunhas, após ser espancado por pelo menos dois minutos por Silva e pelo segurança Magno Braz Borges. A reportagem não localizou a defesa de Borges.

À Folha a delegada afirmou que “nada justifica” a violência praticada contra ele. “Muito se fala sobre a vida pregressa da vítima, sobre ter causado algum embaraço anterior no supermercado. Apuramos tudo para entregar o inquérito mais completo possível à Justiça, mas nada muda o teor da violência. A reação foi desproporcional”, diz.

Além dos dois seguranças que agridem Beto Freitas, é possível ver no vídeo a fiscal do supermercado Adriana Alves Dutra filmando e observando o espancamento sem interferir na ação. Ela foi presa em 24 de novembro.

A morte de Beto Freitas foi considerada mais violenta que a de George Floyd, nos Estados Unidos. Beto Freitas foi velado e sepultado em 21 de novembro no cemitério São João, em Porto Alegre, sob pedidos de Justiça e fim do racismo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas