Siga a folha

Descrição de chapéu libertadores

Tite passa mal na Bolívia e é internado em hospital no retorno ao Brasil

Técnico do Flamengo teve constatada uma fibrilação atrial após a realização de exames no Rio de Janeiro

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo e Rio de Janeiro

O Flamengo informou na manhã desta sexta-feira (23) que o técnico Tite, 63, passou mal após a partida contra o Bolívar, em La Paz, pela Libertadores, e necessitou de atendimento do departamento médico do clube, que constatou elevações da frequência cardíaca e arritmia causadas pela altitude.

Com o retorno do time ao Rio de Janeiro, o técnico foi encaminhado para o hospital Copa Star e realizou exames, que confirmaram uma fibrilação atrial, sem necessidade de intervenção cirúrgica. De acordo com o clube, ele está lúcido e estável.

Segundo o Flamengo, a fibrilação atrial foi revertida com os medicamentos. Tite passou por uma bateria de exames nesta sexta e deve permanecer internado pelo menos até sábado (24).

O treinador não deve comandar a equipe no jogo de domingo (25), contra o Bragantino, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

O técnico Tite durante a partida entre Flamengo e Bolívar pela Libertadores - AFP

A fibrilação atrial acontece quando o coração tem seus batimentos acelerados e passa a bater em ritmo irregular. A condição atinge os átrios, fazendo com que se contraiam sem compasso.

"Na altitude, a pressão parcial de oxigênio é menor, o que leva a uma redução na oxigenação dos tecidos, incluindo o coração. A falta de oxigênio nas células cardíacas pode alterar o potencial elétrico do coração ou alterar o equilíbrio iônico, especialmente de potássio e cálcio", explica a médica Flávia Magalhães, especialista em gestão de saúde de atletas, com serviços prestados em clubes, na CBF e na Conmebol.

"Essa instabilidade gera aumento da atividade simpática, que pode provocar arritmias cardíacas, como as taquicardias e fibrilação atrial", acrescenta a especialista.

O Flamengo perdeu por 1 a 0 para o Bolívar, mas se classificou às quartas de final da Libertadores. A equipe brasileira vai encarar o Peñarol, do Uruguai.

Após a partida, Tite concedeu entrevista coletiva normalmente. A conversa com os jornalistas durou 17 minutos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas