Siga a folha

Descrição de chapéu Livros

Cinco livros para conhecer Annie Ernaux, vencedora do Nobel de Literatura

Francesa que virá à Flip deste ano é autora de livros como 'O Lugar', 'O Acontecimento' e 'A Vergonha'

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Considerada um dos maiores nomes da literatura contemporânea, a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura deste ano, Annie Ernaux, é autora de livros como "O Lugar", "Os Anos", "O Acontecimento" e "A Vergonha".

A escritora francesa Annie Ernaux - Ulises Ruiz/AFP

A francesa é o principal destaque da próxima edição da Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece em novembro, e é conhecida como pioneira no estilo da autoficção.

Os livros de Ernaux mesclam memórias da escritora com o contexto social em que foram escritos. Confira a seguir algumas de suas principais obras.

O Lugar

Com uma escrita descritiva, Ernaux conta detalhes do luto que vivenciou com a morte de seu pai, um camponês que se tornou operário e, depois, proprietário de um bar e mercearia numa cidadezinha.

O livro, que no Brasil inaugurou o catálogo da editora Fósforo, traça ainda um quadro social da França. e menciona personagens famosos do país.

Em entrevista à Folha no ano passado, a autora disse que "O Lugar" é a obra pelo qual o leitor deve começar a lê-la, já que, segundo ela, determina sua forma de escrita.

Os Anos

Repassa a história da França do pós-Guerra até o começo dos anos 2000 ao mesmo tempo que se constitui como uma espécie de autobiografia em terceira pessoa.

A Vergonha

Publicado em 1997, transita entre o ensaio e uma espécie de catalogação de dados. A autora fala sobre regras e dinâmicas da escola religiosa particular em que estudou, bem como o ambiente doméstico que viveu com os pais, também marcado pelo catolicismo.

O Acontecimento

Com uma adaptação cinematográfica dirigida pela francesa Audrey Diwan e premiada com o Leão de Ouro no Festival de Veneza, o livro narra um aborto ilegal realizado pela escritora quando era uma jovem universitária, transitando entre sentimentos de culpa e libertação.

O Jovem

Neste livro, Ernaux lembra detalhes de sua relação com um homem que era 30 anos mais jovem do que ela, que, na época, estava na casa dos 50 anos. O livro toca em temas como paixão, sexo e tabus.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas