Clientes reclamam de instabilidade em corretoras em dia de pânico no mercado
Nas redes sociais, há menção a XP Investimentos, Banco Inter e Easynvest
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Logo após a abertura da Bolsa de Valores, às 10h, clientes de corretoras começaram a reclamar da instabilidade ou da impossibilidade de operar nas plataformas.
Em uma manhã com dólar chegando a R$ 4,79 e a Bolsa brasileira atingindo nível de circuit breaker —suspensão temporária do pregão—, clientes afirmam que há demora e dificuldade para realizar operações em contas de diversas corretoras, como XP Investimentos, Clear, BTG Digital, Easynvest e Banco Inter.
Parte das empresas ainda não se manifestou.
Em nota nesta tarde, a XP afirmou que suas plataformas "operam normalmente, mesmo com o grande volume de acessos". Acrescentou que a companhia está à disposição por meio dos canais de atendimento para auxiliar clientes que enfrentarem algum tipo de lentidão.
A empresa diz que possui uma outras plataformas para acesso em dias com maior número de negociações — "via telefone para mesa de operações, PC e mobile".
No fim de fevereiro, a plataforma de negociação da XP chegou a ficar fora do ar durante o início do pregão. O dia 26 de fevereiro marcou a primeira grande turbulência do mercado financeiro após a massiva entrada de investidores na Bolsa.
Na ocasião, o home broker da Clear Corretora, outra empresa da XP Inc., também teve problemas.
Mesmo que não esteja fora do ar, a demora para conseguir vender uma ação pode acarretar perda financeira aos clientes.
Nas redes sociais, os usuários citam a dificuldade em acessar alguns painéis, lentidão ou algumas travas temporárias nos sites das corretoras.
Em nota, a Easynvest disse que sua plataforma "está operando normalmente no momento, inclusive, com um fluxo de 80% maior do que o habitual".
Já o Banco Inter afirma que seu home broker está operando normalmente nesta segunda "e que o fluxo atual da plataforma apresentou aumento de 76% em comparação com a semana passada".
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters