Siga a folha

Em crise, partido de Merkel anuncia eleição de novo líder para 25 de abril

Escolhido para chefiar a CDU terá de lidar com crise interna e desafio de suceder a chanceler, há quase 15 anos no poder

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Berlim | Reuters

A CDU (União Democrata-Cristã), partido de centro-direita ao qual pertence a chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou nesta segunda-feira (25) que fará um congresso em 25 de abril para escolher seu próximo líder e provável sucessor de Merkel.

No comando do país há quase 15 anos, ela já afirmou que não concorrerá a mais uma reeleição no próximo pleito, previsto para outubro de 2021.

O anúncio do cronograma se dá um dia após a CDU sofrer uma dura derrota nas eleições parlamentares da cidade-Estado de Hamburgo, no norte da Alemanha. A legenda teve apenas 11% dos votos, atrás dos sociais-democratas do SPD e também dos Verdes.

Foi o segundo pior resultado de todos os tempos para o partido conservador, depois dos 9% que obteve em 1951 na cidade-Estado de Bremen.

Tradicional reduto de centro-esquerda, Hamburgo era uma derrota previsível para a CDU, mas não com um desempenho tão ruim.

A líder da CDU, Annegret Kramp-Karrenbauer, fala a jornalistas para anunciar a data da eleição de quem vai sucedê-la no posto - Odd Andersen/AFP


O fracasso nas urnas torna ainda mais turbulento o processo de sucessão, desencadeado após a atual líder do partido, Annegret Kramp-Karrenbauer, que estava sendo preparada para entrar no lugar de Merkel, anunciar há duas semanas que deixaria o posto, de maneira inesperada.

A renúncia foi motivada por uma decisão da CDU no estado de Turíngia de se aliar à AfD (Alternativa para a Alemanha), de ultradireita, para controlar o governo local.

A aliança quebrou um consenso pós-Segunda Guerra entre os partidos tradicionais de não se unir a legendas de ultradireita.

Os quatro principais concorrentes a líder da CDU são Armin Laschet, chefe de governo do estado de Renânia do Norte-Vestfália; Friedrich Merz, que perdeu por pouco para Kramp-Karrenbauer a disputa interna em 2018; Jens Spahn, ministro da Saúde; e Norbert Röttgen, chefe do Comitê de Relações Exteriores do Bundestag (Parlamento).

Kramp-Karrenbauer disse nesta segunda-feira (24) que o escolhido terá de cooperar com a bancada da CDU no Bundestag e com a própria Merkel. "Isso é certamente uma questão e um requisito que todos os candidatos devem cumprir."

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas