Siga a folha

Descrição de chapéu América Latina

Ônibus lotados de migrantes são deixados perto da casa de Kamala Harris

Manobra, já usada pelo governador do Texas, visa a influenciar debate sobre a política de imigração de Biden

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Washington | Reuters

Ônibus lotados de migrantes foram desembarcados nas proximidades da casa da vice-presidente Kamala Harris em Washington, no fim de semana do Natal, sob temperaturas abaixo de zero. Os migrantes viajaram desde a fronteira do estado do Texas com o México até a capital americana, afirmaram grupos de defesa dos direitos dos migrantes no domingo (25).

Cerca de 110 a 130 migrantes em busca de refúgio nos Estados Unidos, incluindo muitas crianças e seus pais, foram embarcados em ônibus por autoridades no Texas, segundo Tatiana Laborde, diretora do SAMU First Response, organização humanitária que atua em Washington.

Laborde disse que os grupos humanitários haviam sido informados sobre a viagem e aguardavam a chegada dos ônibus na noite de sábado para entregar cobertores aos migrantes e encaminhá-los para uma igreja no bairro de Capitol Hill.

Assessores do governador do Texas, o republicano Greg Abbott, não se pronunciaram após serem indagados se o estado do Texas havia coordenado a viagem.

O governador texano, um crítico inflamado das políticas de imigração do governo Biden, e outros governadores republicanos vêm transportando migrantes para cidades controladas pelos democratas no norte dos Estados Unidos.

O Texas já enviou milhares de migrantes para Washington, Nova York e Chicago. Críticos afirmam que se trata de uma manobra para influenciar o debate nacional sobre o aumento nos números de imigrantes indocumentados entrando pela fronteira com o México.

Vista aérea mostra as bandeiras do México e dos Estados Unidos tremulando acima de ponte enquanto migrantes fazem fila junto à cerca entre EUA e México para pedir refúgio, em El Paso, no Texas, em 22 de dezembro. - John Moore/Getty Images via AFP

Laborde disse que, na semana passada, nove ônibus cheios de migrantes foram deixados em Washington.

"Ultimamente, temos visto um aumento na chegada de migrantes do Equador e Colômbia", disse Laborde. Antes, muitos dos imigrantes que chegavam de ônibus eram provenientes da Venezuela. Muitos deles querem ir para Nova York ou Nova Jersey, onde já têm parentes estabelecidos, disse ela.

Em setembro, o governador texano já havia enviado dois ônibus com migrantes para a residência da vice-presidente americana. Na época, o governador disse que a medida foi intencional e fez um apelo por políticas de imigração mais rígidas. O episódio aconteceu um dia depois de a Flórida enviar imigrantes para uma ilha de Massachusetts.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas