Siga a folha

Netanyahu recua e mantém no cargo ministro de Israel que criticou reforma judicial

Anúncio da saída de Yoav Gallant, que nunca se concretizou, provocou manifestações no país na última semana de março

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, recuou e anunciou nesta segunda (10) que manterá no cargo o ministro da Defesa, Yoav Gallant, outrora demitido, alegando que a medida se justifica devido à crise de segurança que vive o país.

No mês passado, Gallant pediu a interrupção da controversa reforma judicial que tem levado milhares de israelenses às ruas em protestos. Pouco depois, foi demitido por Bibi, como o premiê é conhecido. Mas Gallant não chegou a deixar o posto de fato.

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu - Ronen Zvulun - 2.abr.23/Reuters

"Decidi deixar nossas diferenças para trás", afirmou Netanyahu em entrevista coletiva. O líder da coalizão mais à direita da história do país disse ainda que os dois trabalharam juntos nas últimas duas semanas.

Quando anunciou a demissão, Bibi enfrentou críticas da oposição e de parceiros internacionais, além de novas manifestações. Israelenses descontentes com a medida bloquearam a principal rodovia de Tel Aviv e foram à casa dele, em Jerusalém. No mesmo dia, Asaf Zamir, cônsul-geral em Nova York, renunciou ao cargo, dizendo que era seu dever garantir que o país continuasse sendo um farol da democracia.

Especialistas afirmam que a reforma judicial de Bibi é um instrumento para minar a independência do Judiciário e corroer a democracia. Após semanas de manifestações, o governo adiou o trâmite da reforma.

Ao criticar a proposta, Gallant alertava sobre os riscos à segurança nacional, uma vez que, em oposição à controversa reforma, reservistas do Exército ameaçaram cruzar os braços. Netanyahu aproveitou a entrevista nesta segunda-feira para colocar a onda de ataques que se intensifica no país na conta do governo anterior e dos protestos massivos. Segundo o jornal Times of Israel, ele afirmou que o contexto de violência não é novidade e que os ataques terroristas aumentaram sob a gestão que o antecedeu.

"Nosso país está sob ataque terrorista. Mas isso não começou agora. Sob o governo anterior, o número de ataques dobrou", afirmou o premiê, sem apresentar informações para embasar a alegação.

"Repeliremos essas ameaças e derrotaremos nossos inimigos. Já fizemos isso no passado e faremos de novo", seguiu. "Vamos restabelecer a dissuasão e consertar os danos que herdamos."

Ele também culpou o líder da oposição, o ex-premiê Yair Lapid, que costuma alertar para um colapso nacional caso o premiê siga em frente com a reforma. "Quando você declara que o Estado de Israel está entrando em colapso, como você acha que nossos inimigos interpretam isso? Eles acreditam que podem nos enfrentar, com o terror combinado do Líbano, da Síria e de Gaza", afirmou Bibi.

O premiê enfrenta um cenário eleitoral pouco favorável. No domingo (9), pesquisa do Canal 13 mostrou que o Likud, de Netanyahu, perderia mais de um terço de suas cadeiras se uma eleição fosse realizada agora e o premiê não conseguiria obter a maioria dos votos com seus parceiros de coalizão de ultradireita.

O primeiro-ministro afirmou ainda que as relações com os Estados Unidos, tensas devido à reforma judicial, permanecem "estreitas" e que os dois países cooperam em questões de segurança e inteligência.

O recuo da demissão do chefe da Defesa ocorre em um momento de crise interna e de escalada da violência entre israelenses e palestinos. Na última semana —na véspera do Pessach, a Páscoa judaica, e em meio às celebrações do Ramadã muçulmano—, a polícia de Israel invadiu a mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, e entrou em confronto com centenas de palestinos.

Dias depois, um homem jogou um carro contra turistas em Tel Aviv, matando um deles e ferindo outros sete, e um ataque a tiros deixou duas irmãs israelenses e sua mãe mortas na Cisjordânia ocupada. Depois, o Exército convocou reservistas para reforçar as tropas do país, escancarando o aumento das tensões.

Com Reuters

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas