Siga a folha

Descrição de chapéu União Europeia Europa

199º aniversário da Independência

Cenário no bicentenário da Independência não será muito diferente do atual

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Giuliana Miranda

Jornalista, escreve para a Folha desde 2010. Radicada em Lisboa há sete anos, é mestre em ciência política e relações internacionais pela Universidade Católica Portuguesa e presidente da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal

Daqui a duas semanas, o Brasil celebra o 199º aniversário de sua independência de Portugal. Na antiga metrópole, a agenda burocrática expectável para uma efeméride desse gênero —acordos bilaterais, anúncio de estreitamento de relações— foi eclipsada pela inaptidão do governo Bolsonaro.

A recente visita ao Brasil do presidente luso, Marcelo Rebelo de Sousa, no começo de agosto, foi marcada por episódios constrangedores.

Além de não comparecer à reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, que contou com a presença dos presidentes de Portugal e de Cabo Verde, Bolsonaro ainda recebeu a delegação lusitana com seu tradicional negacionismo da Covid-19.

A imagem contrastante do presidente e da comitiva portuguesa, em que todos usavam máscaras, sendo recebidos em uma sala fechada por Bolsonaro e seus ministros, sem qualquer cobertura facial ou distanciamento, ilustraram na imprensa lusa o vexame sanitário brasileiro.

Bolsonaro em encontro com o presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos de Almeida Fonseca, no Palácio do Planalto - Wagner Pires - 30.jul.2021/Futura Press/Folhapress

Já os comentários golpistas, os ataques às instituições e o desfile de tanques como forma de intimidação aos deputados têm ilustrado a deriva democrática.

Portugal é um país pequeno, mas com importância estratégica como entrada para a Europa e uma certa disposição para colaborar com interesses brasileiros. Um exemplo: enquanto outros países desembarcam do acordo com o Mercosul por questões ambientais, o governo português, mesmo com o desmatamento recorde na Amazônia, segue advogando pelo tratado.

Em visita a Lisboa, o chanceler Carlos França anunciou, para o ano que vem, a retomada da cúpula luso-brasileira (encontro entre os governos dos dois países, que não acontece desde 2016).

Com as eleições brasileiras em outubro de 2022 e as demonstrações cada vez mais claras de Bolsonaro de que partirá para o tudo ou nada em busca da reeleição, parecem remotas as chances do 7 de Setembro do bicentenário da Independência ter um panorama muito diferente do atual.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas