Siga a folha

Como o Brasil deve enfrentar a crise humanitária que atinge os yanomamis?

Subnotificação de casos de doenças e desnutrição agravam cenário

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A circulação de fotografias de indígenas yanomamis desnutridos no último final de semana trouxe à tona o descaso do governo de Jair Bolsonaro (PL) diante de pedidos de assistência sanitária em Roraima.

O general da reserva Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), chegou a ser denunciado à PGR (Procuradoria-Geral da República) pela deputada Luciene Cavalcante (PSOL-SP) por ter autorizado o garimpo ilegal e não proteger a área demarcada da Terra Indígena Yanomami. Além disso, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou 33 coordenadores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Ativistas do clima e dos direitos indígenas fazem protesto em defesa dos povos yanomamis na frente da sede da Funai, em Brasília - Pedro Ladeira/Folhapress

A região enfrentou a falta de medicamentos básicos como dipirona e paracetamol e, além da desnutrição, que atingiu principalmente crianças e idosos, a população indígena teve centenas de casos de malária e desenvolvimento de verminoses. O cenário é agravado pela subnotificação dos casos de doenças.

O Ministério da Saúde decretou, na última sexta-feira (20), estado de emergência para auxiliar a população yanomami. Segundo o secretário de Saúde Indígena, Ricardo Weibe Tapeba, até esta terça-feira (24) mais de 1.000 indígenas foram resgatados.

Para você, leitor da Folha, como o Brasil deve enfrentar a crise humanitária que atinge os yanomamis? Deixe seu relato neste formulário. As respostas serão publicadas no Painel do Leitor de domingo (29).

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas