Siga a folha

Podcast debate a posição de Lula e do Brasil em crise política na Venezuela

Presidente diz não ver nada de anormal em processo contestado, mas cobra divulgação de atas; protestos têm mortes e prisões

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília e São Paulo

Lula (PT) fez nesta terça-feira (30) sua primeira declaração sobre a eleição na Venezuela, que deu a vitória ao ditador Nicolás Maduro mas é contestada pela oposição e pela comunidade internacional. O presidente disse que não há "nada de anormal" no processo, mas condicionou o reconhecimento do resultado à divulgação das atas detalhadas.

Nos bastidores, o petista conversou com o americano Joe Biden, e o Itamaraty manteve a cautela. Mas o PT divulgou uma nota chamando o pleito de democrático e soberano.

A situação na Venezuela tem elevado os temores, ante a subida de tom do regime —que fala em uma tentativa de golpe contra Maduro e pede a prisão de críticos— e da repressão aos atos convocados pelos opositores. Pelo menos 11 pessoas morreram e 700 foram presas.

O Café da Manhã desta quarta-feira (31) discute o papel do Brasil na crise na Venezuela. João Carlos Jarochinski, professor de relações internacionais da Universidade Federal de Roraima, explica o histórico entre os dois países e analisa como a ebulição política em Caracas deixa o governo Lula em situação delicada.

FOLHA NO WHATSAPP

Acesse o canal Folha Podcasts e receba notícias da produção de áudio do jornal

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gustavo Simon e Thaísa Oliveira, com produção de Carolina Moraes, Laura Lewer e Lucas Monteiro. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Thaísa Oliveira , Carolina Moraes , Laura Lewer , Lucas Monteiro , Thomé Granemann e Gustavo Simon

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas