Siga a folha

Descrição de chapéu jornalismo mídia

Ombudsman da Folha tem mandato renovado por um ano

Período eleitoral será um dos grandes desafios da história do jornal, diz Mariante

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O jornalista José Henrique Mariante, 55, teve seu mandato de ombudsman da Folha renovado por um ano. Assim, seu período no cargo se estenderá até maio de 2023.

Mariante é o 14º profissional a ocupar o posto, criado pela Folha em 1989. Entre as funções do ombudsman, estão a produção de uma coluna semanal, publicada aos domingos, e de uma crítica interna de segunda a sexta, distribuída à Redação. Também é responsável por encaminhar aos jornalistas queixas e comentários de leitores.

O jornalista José Henrique Mariante, cujo mandato de ombudsman foi renovado - Eduardo Anizelli - 7.mai.2021/Folhapress

Para garantir a independência do ocupante da função, ele não pode ser demitido durante esse período.

Na Folha desde 1991, Mariante exerceu diversos cargos, entre eles os de editor de Esporte e secretário-assistente de Redação (em dois períodos diferentes).

Segundo o ombudsman, os últimos 12 meses foram marcados por "cobranças reiteradas de leitores em relação à postura da Folha diante do governo Bolsonaro. Não significa que o jornal não se posicione, mas muitos avaliam que não tem sido suficiente".

Em outras palavras, parcela expressiva dos leitores quer mais reportagens sobre as deficiências do governo federal e mais editoriais incisivos contra a gestão Bolsonaro.

Entre as boas reportagens nesse sentido, ele cita a série sobre as irregularidades da Codevasf, estatal federal entregue pelo presidente ao centrão em troca de apoio político. "O leitor tradicional da Folha não se satisfaz com o que o jornal entrega, ele quer sempre mais", afirma Mariante.

Ainda sobre seu primeiro período como ombudsman, ele critica o que chama de "jornalismo reprodutivo".

De acordo com o ombudsman, a Folha "não pode ficar reproduzindo as frases feitas dos políticos nas redes sociais, é preciso dizer o que está acontecendo, com profundidade. O leitor percebe quando o texto é superficial".

Mariante lembra dois momentos em que recebeu uma "avalanche de reclamações" —em linhas gerais, leitores acusavam a Folha de dar guarida a opiniões racistas.

Primeiro, em setembro de 2021, quando o colunista Leandro Narloch escreveu um texto intitulado "Luxo e riqueza das 'sinhás pretas' precisam inspirar o movimento negro".

Depois, e principalmente, em janeiro deste ano, quando o antropólogo Antonio Risério publicou o artigo "Racismo de negros contra brancos ganha força com identitarismo", em que afirmava que "o racismo negro é um fato" e discordava da definição de que só há racismo quando existe opressão.

A repercussão negativa do segundo episódio, inclusive na própria Redação, levou o jornal a promover seminários sobre a questão racial e a pluralidade. Também foi formado um comitê de equidade e inclusão da Folha.

As reclamações dos leitores, evidentemente, não se restringem às questões políticas e raciais.

São recorrentes, segundo Mariante, as queixas em relação à editoria de Esporte, que deixou de lado um registro, mínimo que seja, do noticiário da área, e ao Guia, que abandonou o tradicional formato de bolso, com longos roteiros.

Ao mirar o que há pela frente, o ombudsman vê nuvens carregadas. Ele acredita que a Folha terá um dos maiores desafios da sua história na cobertura destas eleições.

"Teremos um período eleitoral em que as chances de violência e de afronta ao Estado de Direito são altas. Os EUA tiveram o seu ‘dia de fúria’ [a invasão do Capitólio por uma multidão insuflada por Donald Trump em janeiro de 2021]; aqui no Brasil, nós podemos ter vários ‘dias de fúria’", afirma.

"O prognóstico é ruim para a população e, principalmente, para a imprensa. Será um ano difícil para a Folha."

E o jornal está preparado para essa cobertura? "Não pode se dar ao luxo de não estar preparado. Não pode fugir desse papel. O jornal deve continuar apartidário e pluralista, mas não pode se curvar. Caso contrário, vai perder sua relevância."

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas