Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Dia Mundial dos Animais: veja motivos para ter um pet

Chegada do animal de estimação deve ser planejada, e família precisa estar de acordo para inclui-lo na rotina e nos custos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Dia Mundial dos Animais é lembrado em 4 de outubro, data em que é celebrado também o Dia de São Francisco, protetor dos bichinhos.

Estudos comprovam que a interação com animais é benéfica para a saúde do ser humano. Em alguns casos, influencia na rotina e no comportamento do tutor.

Cães da raça golden retriever - Molly Darlington-13.mar.22/Reuters

A pesquisa "Adoção de pets durante a pandemia", feita em junho de 2021 pela DogHero e Petlove, mostrou que a companhia dos pets contribui para a felicidade dos tutores. Das 2.665 pessoas que responderam em todo o país, 46% afirmaram que adotar um animal de estimação nesse período proporcionou melhora ao seu bem-estar físico e mental.

"A companhia do pet ameniza o sentimento de solidão. Nesse período tão desafiador da pandemia, muitos que optaram por ter uma animal de estimação sentiram a diferença no seu dia a dia", diz a médica veterinária Thaís Matos, da DogHero.

"O tutor de um cão, por exemplo, passou a se organizar para realizar os passeios diários. Ainda adquiriu novos hábitos, como fazer brincadeiras para distrair o animalzinho, comprar brinquedos novos. Tudo isso contribuiu para a melhora na saúde mental dos humanos e também dos pets."

Veja motivos para ter um pet:

– Combate a solidão; cães estão sempre do nosso lado, dispostos a brincar e a oferecer amor incondicional;

– São verdadeiras companhias para qualquer idade, de crianças a idosos;

– Fazem bem para a saúde mental; animais ajudam a combater a depressão e o estresse;

– Pets auxiliam na interação com outras pessoas —e ajudam a fazer novos amigos;

– Incentivam o tutor a fazer exercícios, com caminhadas e atividades ao ar livre.

Mas a chegada de um pet deve ser planejada. A família deve conversar e estar de acordo para incluir o pet na rotina e nos custos.

É uma responsabilidade para a vida toda. Cabe ao tutor oferecer cuidados de saúde e lazer ao animal. E, não custa lembrar: maus-tratos e abandono são crimes.

Siga o Bom Pra Cachorro no Instagram, Facebook, X e Threads

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.