Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Descrição de chapéu Pets

Coelhos são vítimas de abandono após a Páscoa; pet shop suspende venda e adoção

Grupo Petz tira animais de exibição no período da Páscoa 117 lojas; na Cobasi, medida semelhante ocorre em 185 unidades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Assim como o abandono de cães é mais frequente na época das festas de fim de ano e férias escolares, coelhos costumam perder suas casas após um período em que são muito solicitados: a Páscoa.

Por isso, protetores da causa animal sempre alertam que peludos não devem ser dados como presente de forma impulsiva e, para deixar claro, constantemente compartilham que "animal não é brinquedo".

O tutor deve ser responsável pelos cuidados e bem-estar do pet ao longo de sua vida, seja qual for o bichinho.

Assim como cães, coelhos também são vítimas de abandono, especialmente após a Páscoa - Adobe Stock

Para ressaltar a importância da guarda responsável, o grupo Petz e a Cobasi adotaram medidas semelhantes: vão suspender a exibição de roedores nas suas lojas no período da Páscoa.

Na Petz, a venda e adoção de coelhos será novamente suspensa neste ano. A rede vai retirar os animais em exposição entre os dias 27 de março e 10 de abril em 117 lojas.

Nos últimos meses, 12 coelhos ganharam um lar pelo programa Programa Adote Petz em parceria com o GAC (Grupo de Apoio aos Coelhos).

"Mas uma coisa é o coelho de brinquedo ou de chocolate, outra coisa é o ser vivo que necessita de cuidados e atenção redobrada. Coelhos são animais supercompanheiros, brincalhões e que possuem personalidades únicas, assim como os cães e gatos", diz Giulliana Tessari, gerente técnica do Grupo Petz.

Segundo ela, interessados em adotar um coelho podem procurar a equipe técnica do programa para tirar as dúvidas. Confirmado o interesse, o candidato a tutor é encaminhado à ONG parceira e, durante o processo, passará por entrevista.

Na Cobasi, a campanha Coelho Não É Brinquedo, realizada pelo sexto ano, ocorre de 20 de março a 10 de abril, em 185 lojas no país.

Daniela Bochi, gerente de marketing da empresa, afirma que, após vendas feitas por impulso, tutores percebiam que coelhos precisam de cuidados como qualquer outro pet, o que resultava em devolução ou abandono.

"Precisamos atuar na conscientização de nossos clientes sobre as responsabilidades de ter um pet, um ato que não pode ser realizado por impulso. Coelhos, por exemplo, demandam espaço, cuidados, tempo e gastos financeiros, por isso produzimos um material destacando que Coelho não é Brinquedo e explicando os que as pessoas precisam pensar antes de adquirir este pet", diz.

Além da suspensão nas vendas, a rede disponibiliza nos locais onde estariam os animais um material explicando que coelho não é brinquedo, mas um pet que precisa de cuidados.

Siga o Bom Pra Cachorro no Twitter, Instagram e Facebook

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.