Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Descrição de chapéu Pets alimentação

Pets podem comer qualquer legume ou fruta?

Veterinária explica que alguns alimentos são calóricos ou podem ser tóxicos para os animais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se engana quem pensa que oferecer qualquer legume ou fruta pode ser inofensivo ao pet. Alguns alimentos são tóxicos para os animais e outros podem ser muito calóricos.

Para se manter saudável, o pet precisa de alimentação correta e balanceada, conforme espécie, porte, idade e condições de saúde. Há no mercado rações que atendem a essas necessidades, assim como petiscos próprios para os animais.

Mas se o tutor optar por oferecer legumes ou frutas precisa ter em mente que as quantidades devem ser as adequadas para o seu animal. Além disso, o veterinário deve ter conhecimento e estar de acordo. Afinal, ele saberá o que o peludo pode ou não comer, seja por restrição de dieta ou em caso de alergias, por exemplo.

receitas para cachorro
Nenhum alimento deve ser oferecido ao pet sem conhecimento ou orientação do veterinário, afirma especialista - Adobe Stock

A médica-veterinária Kelly Carreiro, analista de desenvolvimento de conteúdos da marca Special Dog Company, explica que alguns alimentos podem desbalancear a dieta e predispor ao ganho de peso ou até enfermidades endócrinas, como é o caso da diabetes.

Ela afirma que a composição nutricional de cada ingrediente pode variar conforme o tipo de processamento —cru, cozido na água, cozido à vapor, assado — e até de região para região.

A veterinária lista e explica abaixo alguns alimentos que podem ser consumidos como petisco por cães saudáveis.

"É importante salientar que os petiscos servem apenas como forma de agrado ou recompensa durante um treinamento comportamental ou até mesmo dentro de brinquedos para enriquecimento ambiental, não podendo ultrapassar 10% das calorias que o pet precisa consumir em sua dieta durante o dia, para se manter nutrido e saudável."

- Batata-doce: é fonte nobre de carboidrato de baixo índice glicêmico, que contém fibras e antioxidantes. Pode ser oferecida cozida ou assada.

- Batata-inglesa: também é fonte de carboidrato, porém sua digestão é mais rápida, podendo ter maiores picos de glicemia. Contém em sua formulação vitaminas e minerais. Pode ser oferecida cozida ou assada.

- Abobrinha: a abobrinha é um legume com alta umidade, contém vitaminas B e C em sua composição, além de ter um sabor neutro. Pode ser oferecida cozida.

- Mandioquinha-salsa: também conhecida como batata-baroa, a mandioquinha é uma fonte de carboidrato, rica em fibras e vitaminas. Pode ser oferecida cozida ou assada.

- Cenoura: a cenoura é uma raiz rica em betacaroteno, possui vitaminas, antioxidantes e sabor agradável ao paladar dos cães. Pode ser servida crua ou cozida.

- Beterraba: também é uma raiz rica em fibras, vitaminas e minerais. Por conta de sua coloração, pode deixar a urina e as fezes do pet avermelhadas (tome cuidado para não confundir com sangue). Pode ser servida crua ou cozida.

No caso das frutas, a veterinária afirma que o tutor deve optar pelas mais neutras, como banana, melão, manga ou mamão —sempre descascadas e na quantidade recomendada.

Algumas frutas contêm grandes quantidades de frutose (açúcar) ou até componentes que podem ser altamente tóxicos aos pets. A especialista comenta alguns exemplos de frutas que são tóxicas para os cães:

- Uvas: tanto uvas frescas como as uvas passas não podem ser oferecidas aos pets, pois têm toxinas que podem causar problemas renais.

- Abacate: contém em todas as suas estruturas uma substância chamada persin, que é potencialmente tóxica para cães e gatos.

- Cacau: é rico em uma substância chamada teobromina que causa toxicidade aos pets. Por isso, nem a fruta nem outros alimentos que contêm cacau, como os chocolates, podem ser consumidos pelos cães.

- Semente da maçã: a polpa da maçã pode ser oferecida ao pet, mas a semente é rica em cianeto, uma substância tóxica aos pets.

- Carambola: já existe comprovação de toxicidade em humanos com essa fruta, e alguns estudos relatam também intoxicação em cães por consumo de carambola. Por isso, seu consumo não é recomendado.

Siga o Bom Pra Cachorro no Twitter, Instagram e Facebook

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.