Café na Prensa

Tudo sobre a bebida, do grão à xícara

Café na Prensa - David Lucena
David Lucena
Descrição de chapéu alimentação

Dona da Pilão, vice-líder do setor, compra 4ª maior empresa de café do Brasil

Grupo holandês agora aumenta força para competir com a 3 Corações, que continua na liderança do mercado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A JDE, empresa que tem em seu portfólio marcas como Pilão e L’Or, anunciou nesta sexta-feira (5) que concluiu a aquisição dos ativos de café e chá do grupo JAV, que inclui as linhas de café Maratá, com forte presença sobretudo no Norte e Nordeste do Brasil.

A intenção de compra havia sido anunciada em 24 de julho do ano passado, mas estava pendente de aprovação pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Dezenas de pacotes de cafés em prateleiras de supermercado
Cafés nas prateleiras de um supermercado de São Paulo - David Lucena/Folhapress

A aquisição dá força à JDE, vice-líder do setor, na competição com o grupo 3corações —dono do rótulo 3 Corações e de mais de 30 marcas menores—, que continua sendo a maior empresa do mercado brasileiro.

A Maratá é a quarta maior do setor, segundo a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), atrás também da Melitta.

A compra, cujos valores não foram divulgados, deve impulsionar a companhia holandesa no Nordeste do Brasil, onde a Maratá tem fatia significativa de um mercado dominado pela Santa Clara, rótulo do grupo 3corações.

Em comunicado, a JDE, que já tem grande presença no Sul e Sudeste, diz que a aquisição aumenta "a escala e a cobertura da empresa em território nacional".

Além da Maratá, o grupo sergipano JAV tem em seu portfólio de cafés e chás as marcas Café Puro, Chá Maratá e Chá Castellari. A companhia manterá sua presença nos demais segmentos de alimentos em que atua, tais como sucos e achocolatados.

A JDE (Jacobs Douwe Egberts) é uma subsidiária da JDE Peet’s, multinacional especializada em cafés e chás com sede na Holanda. No Brasil, é detentora de marcas como Pilão, L’Or, Caboclo e Café Pelé, entre outras.



Acompanhe o Café na Prensa também pelo Instagram @davidmclucena e pelo Twitter @davidlucena

Qual assunto você gostaria de ver aqui no blog? Envie sugestões para david.lucena@folhapress.com.br

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.