Copo Cheio

Todas as cervejas, todos os estilos, para todos os gostos

Copo Cheio - Sandro Macedo
Sandro Macedo

Cervejas selvagens ganham encontro e festival em Pinheiros

Empório Alto dos Pinheiros apresenta 17 versões do gênero, além de garrafas raras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para os cervejeiros que já estão habituados aos lúpulos aromáticos das india pale ales, às robustas imperial stouts, às refrescantes witbiers e às levemente ácidas catharina sours, saibam que ainda há um mundão para ser explorado. Que tal as cervejas selvagens?

Dois eventos celebram esse gênero cervejeiro, mais baseado no cuidado com a fermentação, no terroir, na aplicação de produtos orgânicos, quando possível, e no uso das tais leveduras selvagens.

Cervejas selvagens disponíveis no Empório Alto dos Pinheiros
Cervejas selvagens disponíveis no Empório Alto dos Pinheiros - Divulgação

O primeiro acontece nesta quinta (16), na Oka Caburé, em Pinheiros, com vários bate-papos das 14h às 19h30, seguido por uma degustação guiada entre 20h e 22h. Entre os debatedores estão Diego Simão Rzatki, sommelier e cofundador da Cervejaria Cozalinda, Bia Amorim, autora do recém-lançado "Guia da Sommeliaria de Cervejas", e Fabrizio Almeida, da Cervejaria Zalaz, dentro da fazenda orgânica de mesmo nome, entre outros.

Já na sexta (17), o Empório Alto dos Pinheiros apresenta um minifestival durante todo o dia, com 17 cervejas selvagens engatadas entre nacionais e importadas, além de algumas garrafas raras.

A escola belga provavelmente é a mais proeminente quando se fala das cervejas selvagens, com suas lambics, gueuzes e outras variações envelhecidas com a Brettanomyces, ou apenas Brett, levedura selvagem que confere complexidade para diferentes cervejas.

Os eventos que celebram a selvageria cervejeira fazem parte da Semana da Feira Naturebas. "Cervejas selvagens não são novidade, são o Santo Graal do mundo cervejeiro, mas por ser um processo produtivo complexo e demorado, foi relegado a segundo plano com a industrialização e quase desapareceu", conta Rzatki, da Cervejaria Cozalinda e organizador do evento. "Hoje existe um movimento cada vez mais forte, cada vez mais valorizado, e muito se assemelha a toda luta e dificuldade que os vinhos naturebas passaram e passam", completa.

Serviço

1º Encontro do Mundo da Cerveja Selvagem Brasileira - Oka Caburé (r. Lisboa, 69, Pinheiros). Qui. (16): 14h às 19h30. Degustação: 20h às 22h. Ingressos: R$ 85 a R$ 105, no site Eventbrite.com.br

Esquenta Selvagem Naturebas - Empório Alto dos Pinheiros (r. Vupabussu, 305, Pinheiros). Sex. (17): 12h às 23h. Entrada gratuita

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.