Copo Cheio

Todas as cervejas, todos os estilos, para todos os gostos

Copo Cheio - Sandro Macedo
Sandro Macedo

Goose Island produz cerveja com lúpulo de SC colhido 27 horas antes

Colaborativa, Fresh Hop Lager chega em versão limitada também na Hocus Pocus SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A nova cerveja produzida nos tanques da Goose Island Brewhouse, no largo da Batata (região oeste de São Paulo), não poderia ser mais fresca. Batizada de 27 Horas Fresh Hop Lager, a bebida é feita com um lúpulo brasileiro fresquinho, recém-colhido na Fazenda Santa Catarina, localizada na cidade de Lages.

As 27 horas do nome são justamente o curto tempo entre o colhimento do lúpulo na região sul do país e o momento em que ele foi utilizado, nas panelas da cervejaria em Pinheiros.

Marina Pascholati com lúpulo usado na 27 Horas Fresh Hop Lager
Marina Pascholati, da Goose Island, com lúpulo usado na 27 Horas Fresh Hop Lager - Divulgação

De modo geral, o Brasil ainda está engatinhando na produção e consequente utilização de um lúpulo nacional. Portanto, usar uma flor de lúpulo tão fresca é algo raríssimo nas bandas de cá.

"Estamos muito animados com esse lançamento. Produzir uma cerveja utilizando lúpulo fresco é algo pouco frequente no Brasil e nós cervejeiros amamos testar novas receitas e brincar com as possibilidades que as diferentes formas de preparo nos permitem", comemora Marina Pascholati, mestre-cervejeira da Goose. "Os consumidores vão perceber que o uso do lúpulo em flor e fresco garante um sabor e aroma bem diferenciado à bebida", avalia.

A cerveja é uma colaborativa, ou seja, leva a assinatura de mais de uma marca. No caso da Fresh Hop, o rótulo teve a participação de Colorado, Hocus Pocus, Bohemia e Wäls, além da Goose —todas as cervejarias pertencem ao portfólio da Ambev, assim como a fazenda catarinense.

"Tomamos as decisões em conjunto. Definimos estilo, como usaríamos o lúpulo em flor, a escolha do nome, se ia ter dry hop… todos juntos", conta Marina, que supervisionou a produção na Goose e mandava fotos e vídeos para os colegas para mostrar a evolução do processo.

A cervejeira explica que o lúpulo fresco foi usado em diferentes etapas do processo, para acentuar sabor e aroma. A Fresh Hop Lager possui aroma com notas cítricas e herbais, tem 5% de teor alcoólico e baixo amargor (25 IBU, escala que passa de cem).

Em edição limitada (são apenas mil litros), a cerveja chega nesta quinta (1º) nas torneiras da Goose e da Hocus Pocus SP, também no largo da Batata, por R$ 15,70 (copo de 280 ml).

Goose Island Brewhouse - R. Baltazar Carrasco, 187, Pinheiros. Tel. 2886-9858. Ter. e qua.: 18h às 24h. Qui.: 18h à 1h. Sex. e sáb.: 12h à 1h. Dom.: 12h às 22h

Hocus Pocus SP - R. Fernão Dias, 690, Pinheiros. Seg. a sex.: 17h às 24h; sáb.: 13h às 24h

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.