De Grão em Grão

Como cuidar do seu dinheiro, poupar e planejar o futuro

De Grão em Grão - Michael Viriato
Michael Viriato
Descrição de chapéu inss

Entenda como você alcançará sua independência financeira

Você tem a chance de escolher entre uma independência financeira desejada ou ter uma oferecida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando se fala em independência financeira, existem quatro tipos de pessoas: aquelas que acreditam que isso não é para elas, as que apenas sonham, as que a alcançam antecipadamente por um evento e as que estão no caminho para alcançá-la. Apenas um fator separa os três primeiros indivíduos do quarto. O que a maioria não entende é que todos a atingirão. É sobre este fator e como todos a atingirão que eu vou falar.

Meu amigo Davi Pioli e seus filhos, Luíza e Felipe, aproveitando a vida como aqueles que planejaram a independência sonham. Foto tirada por sua esposa Renata.
Meu amigo Davi Pioli e seus filhos, Luíza e Felipe, aproveitando a vida como aqueles que planejaram a independência sonham. Foto tirada por sua esposa Renata. - Renata Pioli

Isso mesmo, todos atingirão suas independências financeiras. O que vai variar entre cada um é o tempo e o nível de independência.

Sem dúvida, o maior problema não está no tempo, como muitos se preocupam. O problema é o nível de independência financeira.

Uma frase sempre me incomodou no passado e, também, espero que surta o mesmo efeito em você. Como afirmou Tennessee Williams:
"É possível ser jovem sem dinheiro, mas não se pode ser velho sem ele."

Portanto, não espere ficar idoso para entender que é importante ter um capital acumulado.

Você ainda deve estar curioso como todos irão de alguma forma atingir sua independência financeira. Para isso, vamos defini-la.

A independência não significa você ter dinheiro para fazer o que você deseja. Você é independente financeiramente quando você recebe uma renda capaz de cobrir todas as suas despesas e você não precisa mais atuar ativamente para recebê-la.

Ela poderia vir da renda de seu patrimônio financeiro, o que seria desejado, ou do Estado como aposentadoria do INSS ou auxílio governamental.

Como mencionei acima, o grande problema é o nível de independência. Você pode buscar ter sua independência desejada ou ter a independência oferecida. Qual você prefere?

Usualmente, quando a renda vem por meio do Estado, você precisa ajustar as despesas para se enquadrarem à receita recebida.

Aqueles que acreditam que independência financeira não é para eles e os que apenas sonham são os que acabam caindo nesta categoria.

Você pode ter a sorte de cair no terceiro caso, ou seja, aqueles que por herança, sorte ou por estar no momento certo em um investimento conseguiram atingir suas independências antecipadamente.

Entretanto, a maior probabilidade é que contar com isso vai te levar aos dois primeiros casos, ou seja, aqueles em que a independência é restrita.

Resta apenas a quarta situação. Esta é a mais natural, mas vai exigir um esforço.

Qualquer um pode alcançar a independência desejada, mas poucos a planejam e menos pessoas ainda colocam em prática o plano que elaboraram.

Como a maioria não consegue, culpa alguém ou algo, por exemplo, o governo, o mercado, os filhos, os pais, o(a) companheiro(a) ou o azar.

Assim, o fator que separa o quarto tipo de indivíduo, ou seja, aquele que está no caminho dos que não estão é um planejamento para esta independência.

O mais difícil neste plano não é a elaboração, mas a disciplina de segui-lo.

Para a elaboração deste plano são necessários seis elementos: o objetivo, o prazo, a contribuição periódica, o retorno mínimo de longo prazo, o perfil de investidor e a alocação dos ativos.

Não espere a sorte decidir por você, ou o Estado decidir qual seu nível de independência, construa um plano e decida por você seu nível desejado de independência financeira.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale direto comigo no Whatsapp.

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

Caso tenham dúvidas ou sugestões de temas, por favor, fiquem à vontade para enviar por e-mail.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.