Frederico Vasconcelos

Interesse Público

Frederico Vasconcelos - Frederico Vasconcelos
Frederico Vasconcelos
Descrição de chapéu Folhajus

A euforia dos juízes mineiros com a instalação do novo tribunal

Número de convidados obriga associação a transferir jantar para um espaço maior

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os juízes federais de Minas Gerais creem que a instalação do TRF-6, na próxima sexta-feira (19), será "o evento mais importante do estado desde 1988", diante do interesse de autoridades regionais e nacionais que desejam participar da solenidade.

A previsão é da Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais (Ajufemg). A entidade decidiu cancelar o jantar de comemoração que seria realizado numa casa de eventos, transferindo a confraternização para um espaço mais amplo, redimensionando o número de convidados.

"Infelizmente, limitações de espaço físico e regras de segurança do Corpo de Bombeiros impedem o aumento do número de convidados no local", informou o presidente da Ajufemg, Mário de Paula Franco Júnior, em comunicado aos associados.

O jantar será realizado em outro local, com capacidade adequada e requisitos de segurança, sob a liderança da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), entidade nacional. (*)

Juízes mineiros preparam grande evento com instalação do novo tribunal
Ministro João Otávio de Noronha, autor do projeto do tribunal regional federal em Minas, e Pedro Felipe Santos, o mais jovem juiz federal, indicado para o TRF-6 pelo ministro Luiz Fux - CJF e STF/Divulgação

Em julho, o presidente do STJ, Humberto Martins, convidou para a instalação do TRF-6, entre outras autoridades, o presidente Jair Bolsonaro, o senador Rodrigo Pacheco, o deputado federal Arthur Lira e o ministro Luiz Fux, presidente do STF.

O evento deverá entrar na agenda eleitoral. Bolsonaro poderá tentar capitalizar a aprovação do novo tribunal. Minas é o segundo maior colégio eleitoral. Desde JK, os presidentes, incluindo Lula e o capitão, encabeçaram a votação no Estado.

Segundo o jornalista Lucas Ragazzi, da rádio Itatiaia, "o evento, que vai ser realizado na Cidade Administrativa, tem previsão para receber pouco mais de 400 pessoas - lotação máxima do auditório da sede do governo mineiro - e mesmo assim, não conseguirá receber parte dos interlocutores interessados em prestigiar a festividade".

A primeira composição do TRF-6 reflete o forte lobby de políticos mineiros e ministros dos tribunais superiores simpáticos a Bolsonaro.

Entre os magistrados que serão empossados estão Pedro Felipe Santos, o mais jovem juiz federal, indicado pelo ministro Luiz Fux, de quem foi secretário-executivo no STF; Klaus Kuschel, juiz instrutor no gabinete de Kássio Nunes, no STF; André Prado de Vasconcelos, ex-diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, que distribuiu medalhas a magistrados e políticos que apoiavam o TRF-6, e Miguel Angelo de Alvarenga Lopes, candidato de Humberto Martins e secretário-geral do Conselho da Justiça Federal (CJF).

O ministro João Otávio de Noronha, autor do projeto, foi padrinho do advogado Flávio Boson Gambogi, amigo de seu filho Otávio Henrique de Noronha, e apoiou a juíza Simone dos Santos Lemos Fernandes, que foi secretária-geral na presidência do CJF na sua gestão.

(*) O jantar, que seria realizado no Anella Spazio Eventi, foi transferido para o Buffet Catharina, com organização conjunta da Ajufe e Ajufemg.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.