#Hashtag

Mídias sociais e a vida em rede

#Hashtag - Interação
Interação
Descrição de chapéu Twitter tiktok tecnologia

Koo anuncia sistema de recompensa a quem utilizar o aplicativo

Estratégia é vista como ofensiva ao Twitter Blue, serviço de assinatura criado pela gestão de Elon Musk

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Twitter como conhecemos está mudando. Após o anúncio do serviço pago Twitter Blue que dá aos usuários o direito de tuítes ilimitados, menor ocorrência de anúncios e permite postagens com mais do que os já tradicionais 280 caracteres, tuiteiros estão contando os dias para sair do chamado "puxadinho da Tesla", como foi apelidada a rede após a compra do bilionário Elon Musk.

Na busca por uma rede social para substituir o passarinho azul, milhões de usuários fizeram download do aplicativo indiano Koo —o nome não passou em branco frente a eterna 5ª série brasileira— que tem intensificado a campanha para atrair e fidelizar usuários brasileiros.

Uma das estratégias está em fazer o contrário do Twitter de Musk: em vez de cobrar dos usuários, o Koo quer recompensá-los pelo tempo passado na plataforma. "Os usuários receberão moedas todos os dias por passar tempo em nossa plataforma e essas moedas podem ser trocadas por vale-presentes de marcas", informa a rede social em nota.

A ideia é que quem indica o Koo a amigos e familiares obtém engajamento em suas publicações e passa um tempinho todos os dias no aplicativo, tenha direito a moedas virtuais diárias que podem ser trocadas por recompensas distintas.

O Koo não é a única rede social a criar um programa de recompensas no Brasil. O app chinês TikTok e o Kwai também têm um sistema de remuneração de alguns centavos a usuários que enviam convites para sua rede de contatos.

Nos dois apps, cada perfil pode promover seu convite para que seus amigos e familiares se juntem às plataformas. Os bônus são oferecidos tanto para cada novo usuário que aceita o convite para começar a usar o app, quanto para o antigo que já o utiliza. Através do convite, novos e antigos usuários recebem um valor de recompensa, que pode aumentar caso o novo usuário utilize o aplicativo por alguns dias consecutivos.

Além dos convites, o Kwai também oferece moedas a quem fizer um check-in diário no aplicativo. Outras campanhas que recompensam o usuário por "missões" como assistir um vídeo de mais de 1 minuto, passar 20 minutos no aplicativo ou publicar um vídeo, também já foram promovidas.

Um sistema parecido de recompensas também está disponível em aplicativos de compra, como Shopee e Shein. Quem fizer um check-in diário ganha pontos e moedas que podem ser convertidos em desconto nas compras.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.