Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior

Tony Tornado faz dois shows em São Paulo

Do alto de seus 92 anos de idade, artista se apresenta no Sesc Santana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Acontece neste sábado (22), às 20h, e no domingo (23), às 18h, no Sesc Santana, em São Paulo, as apresentações do cantor e ator Antônio Vianna Gomes, 92, conhecido como Tony Tornado.

Com mais de 50 anos de carreira, Tony Tornado sobe ao palco acompanhado pela banda Funk Essência e por seu filho, o cantor e também ator Lincoln Tornado. O show apresenta marcos da música brasileira, clássicos da soul music e trabalhos próprios como "BR-3", "Podes Crer, Amizade" e "Me Libertei", além de "Festa de Santo Reis", sucesso na voz de Tim Maia.

Em foto preto e branco, o cantor e ator Tony Tornado aparece sorrindo
O cantor e ator Tony Tornado - Divulgação

Com 11 anos de idade, Tony Tornado fugiu de casa e se tornou menino de rua no Rio de Janeiro, ganhando a vida vendendo amendoim e engraxando sapatos. Aos 18 anos serviu na Escola de Paraquedismo de Deodoro junto com o empresário Sílvio Santos.

O artista iniciou sua carreira nos anos 1960 com o nome artístico de Tony Checker, dublando e dançando no programa "Hoje é Dia de Rock". Na ocasião, Tony Tornado imitava os cantores Chubby Checker e Little Richard. Ainda nos anos 1960, viajou aos Estados Unidos onde morou por cinco anos em Nova York, trabalhando em vários locais, como em um lava-rápido. Foi nesta ocasião que Tornado conheceu outro brasileiro que também morava em Nova York, o também cantor Tim Maia. De volta ao Brasil, atacou no conjunto de Ed Lincoln e cantou numa boate cujo dono o obrigava a se passar por estrangeiro.

Tony Tornado estreou na televisão em 1972, na novela "Jerônimo", da TV Tupi. Participou de várias outras novelas e minisséries. Um de seus papéis de maior destaque na TV foi o de Gregório Fortunato, o Anjo Negro, chefe da segurança pessoal do presidente Getúlio Vargas, na minissérie "Agosto" (1993), baseada na obra de Rubem Fonseca.

Outro papel marcante de sua carreira foi o do capataz Rodésio, que trabalhava para a viúva Porcina (Regina Duarte), em "Roque Santeiro" (1985), tão marcante que, em um dos finais gravados, era Rodésio quem terminava ao lado de Porcina. No entanto a versão foi vetada pela emissora por medo da reação do público.

Bom show!

SHOW TONY TORNADO

QUANDO Sábado (22), às 20h; domingo (23), às 18h

ONDE Sesc Santana, Sesc Santana, av Luiz Dumont Villares, 579 , jd. São Paulo, tel. (11) 2971-8700

QUANTO De R$ 12 a R$ 40

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.