Música em Letras

O mundo dos sons por meio da leitura

Música em Letras - Carlos Bozzo Junior
Carlos Bozzo Junior

Sambas e marchas da escritora Carolina Maria de Jesus são regravados no álbum 'Bitita As Composições de Carolina Maria de Jesus'

Músicas reaparecem através de voz e percussão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Só no dia 3 de março chegará às plataformas de áudio o álbum "Bitita - As Composições de Carolina Maria de Jesus", mas na próxima sexta-feira (24) você poderá ter ideia da importância desse lançamento (Selo Sesc) com o single "Moamba", uma das 12 faixas do trabalho, nas vozes de Nega Duda e Sthe Araujo.

Nos versos de "Moamba" há muito sobre os infortúnios da pobreza vivida pela mineira Carolina Maria de Jesus (1914-1977), catadora de lixo e moradora da extinta favela do Canindé, na zona norte da capital paulista: "Eu não tenho casa / Nem comida pra comer / Ai, meu Deus, trabalho tanto / E vivo nesse miserê".

Em foto colorida aparece a ilustração em feltro da artista Jaca Almeida, com reprodução da capa do álbum 'Bitita-As Composições de Carolina Maria de Jesus'
Ilustração em feltro da artista Jaca Almeida, com reprodução da capa do álbum 'Bitita-As Composições de Carolina Maria de Jesus' - Fotomontagem Carlos Bozzo Junior/Folhapress

Além de figurar na faixa, Sthe Araujo é percussionista a idealizadora do álbum "Bitita - As Composições de Carolina Maria de Jesus", que tem percussão tocada por cinco instrumentistas, incluindo ela, AfroJu Rodrigues, Xeina Barros, Maurício Badé e Cauê Silva.

As vozes do álbum são de Nega Duda, Girlei Miranda, Mestre Nico e de Sthe Araujo. "Quando instrumentos melódicos e harmônicos são convidados à baila, isso se dá no intuito de engrandecer e reforçar o sentido percussivo da fala, da letra, do jogo poético e do drible de Carolina, com a contribuição de músicos de peso. 'Bitita' faz reverberar a voz de Carolina, mas não apenas isso. Dentro dessa releitura experimental, ecoam múltiplas vozes negras passadas, presentes e futuras", disse Sthe Araujo.

Em foto colorida a percussionista Sthe Araujo aparece segurando o LP 'Quarto de Despejo', de  Carolina Maria de Jesus
A percussionista Sthe Araujo segurando o LP 'Quarto de Despejo', de Carolina Maria de Jesus - Divulgação/ Ricardo Ferreira

A escritora e compositora Carolina Maria de Jesus teve seu livro "Quarto de Despejo" lançado em 1960. Em 1961, homônimo ao livro foi lançado na esteira de seu sucesso, pela RCA-Victor, um LP, com 12 faixas trazendo sambas e marchas de sua autoria. Entre as composições figuram, na voz da escritora, as marchas "Rá Ré Ri Ró Rua", "Pinguço", além dos sambas "O Malandro" e "Vedete da Favela".

Em "Bitita - As Composições de Carolina Maria de Jesus", a marcha "Rá Ré Ri Ró Rua" reaparece na voz de Nega Duda; "Pinguço", com Girlei Miranda; o samba "O Malandro", com Mestre Nico e "Vedete da Favela", na voz de Girlei Miranda.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.