O Mundo É uma Bola

O Mundo É uma Bola - Luís Curro
Luís Curro
Descrição de chapéu Futebol Internacional

Três caminhos para um dos três melhores técnicos do mundo

Jürgen Klopp sairá do Liverpool e, caso não tire um sabático, se encaixará muito bem na Espanha ou em sua terra natal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jürgen Klopp, 56, é um dos três melhores técnicos do mundo.

No momento, o alemão fica atrás somente de Pep Guardiola, 53, espanhol do Manchester City, e de Carlo Ancelotti, 64, italiano do Real Madrid.

O ranking (que inclui no top 5 Lionel Scaloni, da seleção argentina, e o português Abel Ferreira, do Palmeiras) é feito por este blogueiro, com base nos resultados obtidos nos respectivos clubes (ou seleção) que eles comandam desde que assumiram.

Jürgen Klopp, treinador do Liverpool, grita durante partida contra o Everton no Campeonato Inglês
Jürgen Klopp, treinador do Liverpool, durante partida contra o Everton no Campeonato Inglês - Paul Ellis - 21.out.2023/AFP

No cargo desde 2016, Josep Guardiola i Sala levou o Man City em 2023 à conquista inédita da Champions League e do Mundial de Clubes. A equipe é também a atual tricampeã da Premier League, a divisão de elite da Inglaterra. No total, são 16 títulos em menos de oito anos.

Carlo Michelangelo Ancelotti, que recentemente deu um "não" à seleção brasileira, assumiu pela segunda vez o Real Madrid em 2021. Nesse período, ganhou Champions League e Mundial, Copa do Rei, Supercopa da Espanha e Supercopa da Europa.

Jürgen Norbert Klopp é um dos personagens desta semana no futebol porque anunciou que encerrará seu vínculo com o Liverpool antes do previsto. Iria até 2026, porém o nativo de Stuttgart deixará o clube no meio deste ano, assim que a temporada se encerrar. Alegou cansaço.

Péssima notícia para os torcedores dos Reds, que tiveram muita alegria –depois de anos de decepções– sob a batuta de Klopp, contratado em 2015. O auge veio em 2019, com os troféus da Champions League e do Mundial.

O técnico alemão Jürgen Klopp ergue a taça da Liga dos Campeões da Europa depois da vitória do Liverpool sobre o Tottenham em 2019
O técnico alemão Jürgen Klopp ergue a taça da Liga dos Campeões da Europa depois da vitória do Liverpool sobre o Tottenham em 2019, em Madri - Ben Stansall - 1º.jun.2019/AFP

Em 2020, o time ganhou o Campeonato Inglês pela primeira vez desde 1990, e no período com o treinador ainda faturou duas Copas e uma Supercopa nacionais e uma Supercopa europeia.

Atualmente, o Liverpool lidera a Premier League e está na decisão da Copa da Liga Inglesa.

Com a saída de Klopp, entrará no mercado um treinador que será desejado por todo e qualquer clube.

Para onde ele irá? Há uma resposta certa para onde ele não irá: um time da Inglaterra. Declarou que sua história e identificação com o Liverpool o impedem de usar as cores de outra equipe da terra do rei.

Ouso apresentar três rumos factíveis para Klopp, que se encaixariam com perfeição no perfil dele.

O primeiro caminho é assumir o Barcelona. O atual treinador, o ídolo Xavi Hernández, tem tido altos e baixos na temporada e circulam rumores cada vez mais fortes e frequentes de que, mesmo com contrato até 2025, será desligado.

Klopp migraria para outra liga de ponta e para um dos clubes mais poderosos e famosos do mundo, ávido para retomar o protagonismo que hoje é do Real Madrid, líder do Espanhol e que goleou o Barça neste mês na decisão da Supercopa espanhola.

O segundo caminho é dirigir a seleção de seu país, supostamente o sonho e o desejo de todo profissional que segura uma prancheta ou, no caso de ser mais moderno, utiliza um software analítico.

A Alemanha teve um 2023 para ser esquecido, com seis derrotas e dois empates em 11 partidas, e duas trocas de técnico: Hansi Flick deu lugar a Rudi Völler (interino), que deu lugar a Julian Nagelsmann.

O acordo de Nagelsmann com a federação alemã vai até a Eurocopa deste ano, que será em solo germânico. Se os anfitriões não ganharem, dificilmente o atual técnico permanecerá.

O técnico do Liverpool, Jürgen Klopp, usando boné, abraça o goleiro do time, o brasileiro Alisson, que usa uniforme laranja, depois de jogo contra o Burnley na Premier League
O técnico do Liverpool, Jürgen Klopp, abraça o goleiro do time, o brasileiro Alisson, depois de jogo contra o Burnley na Premier League - Paul Ellis - 26.dez.2023/AFP

O terceiro caminho é bem mais desafiador, pois não inclui uma equipe ou seleção de destaque.

Klopp poderia reassumir o Mainz, clube que defendeu em quase toda sua carreira como jogador (1990-2001) e que lhe deu a primeira chance de atuar como técnico, de 2001 a 2008.

Seria uma opção sentimental do emotivo treinador, e ele saberia que a vida estaria longe da moleza.

Considerado time pequeno, o Mainz, que foi top 10 nas duas temporadas mais recentes, decaiu. Não ganha há sete partidas e está na antepenúltima posição da Bundesliga, a primeira divisão alemã, correndo risco de rebaixamento.

Essas são alternativas possíveis e críveis, desde que Klopp não confirme o desejo de tirar um período sabático para passar um tempo dedicado à família e aos amigos.

Se ele afirma estar cansado, é mais do que esperado que se afaste do mundo da bola por alguns meses, a fim de recarregar calmamente as baterias.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.