Sons da Perifa

Sons da Perifa - Jairo Malta
Jairo Malta

BNegão e os Seletores de Frequência: 11 anos de um disco histórico

Com influências do punk rock e do rap, álbum foi um divisor de águas na carreira do músico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

BNegão é um verdadeiro camaleão da música, transitando com maestria entre diferentes gêneros musicais e sempre em constante transformação. Com influências do punk rock e do rap, ele também tem interesse pela música de vanguarda e busca incorporar essa diversidade sonora em suas criações.

Em 2012, BNegão e os Seletores de Frequência lançaram o álbum "Sintoniza Lá", que agora completa 11 anos de existência. O trabalho levou o grupo a conquistar o prêmio de Melhor Disco do Ano no VMB da MTV e a alcançar o topo das listas de melhores lançamentos do ano em colunas e matérias do país.

BNegão se reúne com os Seletores de Frequência para celebrar 11 anos do premiado álbum "Sintoniza Lá"
BNegão se reúne com os Seletores de Frequência para celebrar 11 anos do premiado álbum "Sintoniza Lá" - Felipe Diniz

Bernardo Santos, nome de batistamo do músico, afirma que suas referências para transitar em tantos mundos da música são diversas. "Ouço punk e hip hop quase que diáriamente, mas também me interesso pelo que tá rolando hoje como os MCs do rio e o rap de São Paulo. Tem muita coisa maravilhosa acontecendo. Tento catalisar isso nos meus sons e nos meus setlists quando atuo como DJ", afirmou o artista.

Uma curiosidade sobre o músico BNegão, que frequentemente aparece em casas noturnas de São Paulo comandando as pistas de dança, é que ele se considera um herege do pen drive. "Amo tocar com vinis, mas também gosto de coisas atuais, então sempre deixo meu pen drive bem atualizado".

Mais de uma década após o lançamento de "Sintoniza Lá", BNegão olha com carinho para a repercussão do álbum, que trouxe um dos maiores hits de sua carreira, "Essa É Pra Tocar no Baile", além dos mais de 30 anos de sucesso com o Planet Hemp que o músico carrega.

BNegão ainda compartilhou o significado por trás do título "Sintoniza Lá". O artista explicou que o nome tem um duplo sentido, relacionado tanto à questão espiritual quanto ao universo das rádios. Ele ressaltou que é da época em que era preciso sintonizar manualmente os rádios, o que tornava a experiência de ouvir música mais pessoal e única.

Segundo o músico, o álbum "Sintoniza Lá" é um manual de sobrevivência para a "selva de concreto" e traz consigo uma mensagem importante sobre a necessidade de buscar antídotos contra a opressão do mundo. Para BNegão, é fundamental sintonizar-se com as energias certas para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo e essa é a mensagem que ele procura transmitir em suas músicas.

Além disso, o álbum também foi destaque em todas as principais listas de melhores lançamentos do ano, com sua sonoridade contagiante que não deixou ninguém parado. "Essa É Pra Tocar No Baile" e "Sintoniza Lá" se tornaram verdadeiros hinos para os fãs da banda e ainda são lembradas e cantadas até hoje. Com um legado que se mantém vivo até hoje, BNegão é uma referência para a música brasileira contemporânea e um exemplo de como a experimentação pode ser uma das maiores forças propulsoras da arte.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.