Tudo + um pouco

Soluções para descomplicar o dia a dia

Tudo + um pouco - Carolina Muniz
Carolina Muniz
Descrição de chapéu alimentação

Saiba 5 erros comuns que podem contaminar e estragar a comida

Aprenda a manipular e guardar os alimentos da forma correta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para evitar contaminações, é preciso mais do que manter as mãos sempre limpas e higienizar os alimentos da forma correta. No dia a dia, muitas vezes, cometemos falhas na hora de comprar, manipular e guardar os ingredientes. E isso pode colocar a nossa saúde em risco.

"É uma questão de prevenção. Não é porque sempre fiz do mesmo jeito e nunca aconteceu nada que eu não tenho que evitar esse erros", afirma Welliton Donizeti Popolim, conselheiro do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (SP/MS) e professor do curso de nutrição da Universidade Paulista (Unip).

Veja, a seguir, cinco atitude erradas que podem contaminar ou estragar a comida e saiba como fazer da maneira correta, segundo o especialista.

Mão segura faca e corta carne assada em cima de tábua de madeira
Um erro é cortar a carne já assada na mesma tábua em que ela foi manipulada crua - Los Muertos Crew/Pexels

1. Não pensar na ordem da compra no supermercado

Muitas vezes, as pessoas colocam no carrinho primeiro os produtos refrigerados e congelados para depois ir em busca de outras mercadorias, circulando pela loja por muito tempo com os itens de freezer e geladeira em temperatura ambiente. Aí, ao chegar em casa, é possível que os alimentos já estejam em condições ruins, mais suscetíveis a estragar. Segundo o nutricionista, o ideal é que o intervalo entre tirar o produto da refrigeração e colocá-lo de volta seja o mais rápido possível, não excedendo uma hora.

2. Encher demais o refrigerador

Para funcionar adequadamente, é preciso haver espaço para o ar circular dentro da geladeira. Se o equipamento ficar muito lotado, não vai conseguir refrigerar os alimentos como deveria e eles podem estragar com mais facilidade. Por isso, é importante avaliar quais itens têm prioridade no armazenamento e fazer as compras de maneira consciente, para também evitar o desperdício.

3. Usar a mesma tábua para cortar alimentos diferentes

Para evitar a contaminação cruzada, não é indicado utilizar os mesmos utensílios de cozinha para diferentes tipos de preparo. Por exemplo, é preciso ter cuidado para não manipular um frango cru e, logo na sequência, montar uma salada no mesmo local. Ou usar a mesma faca ou tábua para cortar uma carne crua e, depois, ela já cozida. Isso porque, se o alimento estiver contaminado, o cozimento vai matar esses micro-organismos perigosos. Mas, se ele for manipulado no mesmo lugar, pode se contaminar novamente.

Assim, a regra geral é utilizar utensílios diferentes para cada preparo ou lavá-los antes de um novo uso. Outro ponto importante é manter a boa conservação de itens como facas, espátulas, colheres e tábuas.

4. Descongelar a comida em temperatura ambiente

Ao deixar, por exemplo, uma grande peça de frango para descongelar fora da geladeira, o que ocorre é que a parte interna vai permanecer congelada por muitas horas enquanto a mais superficial vai chegar muito antes à temperatura ambiente. Aí, as bactérias podem começar a se multiplicar naquela camada. E há pessoas que, além de fazer isso, mantêm o alimento dentro de um recipiente com água —o que pode ser ainda pior.

Assim, o ideal é fazer o processo de descongelamento de um dia para o outro, em geladeira. No caso de uma carne crua, a recomendação é deixá-la, protegida, na parte mais baixa do refrigerador, para evitar que algum líquido escorra e contamine outros alimentos.

Se for uma porção menor, é possível também levar o ingrediente direto do freezer para o cozimento. Descongelar no micro-ondas pode ser uma opção se você for cozinhar o produto logo na sequência.

5. Esperar muito tempo para guardar na geladeira

Não é preciso aguardar que o alimento esfrie totalmente para que você possa armazená-lo dentro do refrigerador. Ao perceber que o vapor saiu, você já pode colocá-lo em um recipiente próprio, tampá-lo e guardá-lo na geladeira ou no congelador.

O melhor é evitar, por exemplo, que a panela ou a travessa de comida fique por muitas horas em cima da mesa durante um almoço, em temperatura ambiente, se a ideia é levar as sobras à geladeira, para serem consumidas num outro momento. Isso também vale para os pedidos do delivery. Não deixe os pedaços de pizza que restaram dentro da caixa por horas, para só depois decidir levá-los ao refrigerador. Quanto antes você puder guardar a comida, melhor.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.