Veja como lavar louça do jeito certo para ganhar tempo

Especialistas em organização, saúde e limpeza dão dicas para economizar tempo e produtos usados na pia da cozinha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Imagine uma cozinha onde, em um único dia, mil pratos sujos se acumulam sobre a pia, fora talheres e copos. O que parece cena de filme de terror é a rotina do restaurante Rancho Português, na Vila Olímpia, na zona oeste de São Paulo, que recebe cerca de 500 pessoas em um sábado —cada cliente suja, no mínimo, dois de cada utensílio.

Foi nesse cenário, quase uma década atrás, que Ana da Silva, 40, começou a trabalhar. Lavava pratos das 8h às 16h20, seis dias por semana, até virar cozinheira. "Adoro lavar louça e aprendi muitas técnicas, que hoje eu uso na minha casa. Misturo um pouco de água sanitária no detergente, por exemplo, para deixar os pratos mais branquinhos, e não esqueço das luvas, para não estragar as unhas", diz ela.

Louça suja acumulada para ser lavada
Louça suja acumulada para ser lavada - Eduardo knapp/Folhapress

Bem verdade que os equipamentos do restaurante davam aquela força para o trabalho de Ana. Segundo Valdeci Castro, gerente do Rancho Português, o ambiente da lavagem de louças é setorizado —pratos, talheres, copos e panelas não se misturam. Cada setor é equipado com uma máquina que opera em ciclo rápido. "A lavadora de pratos comporta 20 unidades, com um ciclo com água quente que dura menos de dois minutos", explica ele.

Como esse luxo é para poucos —uma lava-louças doméstica não sai por menos de R$ 1.200— o jeito é encarar a pia. Para a especialista em organização Flávia Ferrari, o segredo é compreender a tarefa de lavar louça como um processo que exige planejamento."Sou engenheira de formação e olho para a casa como um conjunto de processos. Com ordem, tudo funciona melhor", diz ela.

A partir dessa organização, é possível economizar. É recomendável, por exemplo, não colocar diretamente o detergente na esponja e nem na louça. Assim, além de evitar desperdício, também evita a contaminação dos lençóis freáticos.

"O certo é colocar um litro de água em uma bacia, adicionar quatro colheres de sopa de detergente e uma de vinagre de álcool, e molhar a esponja nessa solução", ensina o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria

O vinagre, inclusive, é item que facilita a vida na hora de lavar a louça. Junto com o detergente, ele ajuda na remoção da gordura de panelas e formas, além de desentupir as pias. É só jogar duas colheres (sopa) de bicarbonato no ralo, mais meio copo de vinagre de álcool e água quente por cima.

Para os especialistas, o ideal é usar três unidades de esponjas simultaneamente, uma para cada finalidade. "Recomendo deixar uma para uso exclusivo de copos e louças sem gordura, outra para demais utensílios e uma terceira para limpar a pia e a bancada. Com isso, evita-se a contaminação cruzada", diz a personal organizer Ingrid Lisboa.

Além disso, é preciso ficar atento à vida útil da esponja. Segundo o Dr. Bactéria, elas devem ser descartadas após uma semana de uso.

Veja abaixo dicas para lavar louça melhor.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.