Tudo + um pouco

Soluções para descomplicar o dia a dia

Tudo + um pouco - Carolina Muniz
Carolina Muniz
Descrição de chapéu Todas

Veja como usar o cimento queimado na decoração

Porcelanatos, papéis de parede e tintas imitam o visual do revestimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O cimento queimado é muito usado para dar um ar industrial e contemporâneo aos ambientes. Basicamente, ele é feito a partir da mistura de cimento, areia e água.

A aparência manchada vem do processo de "queima", que não envolve fogo ou calor. Na verdade, ao final da aplicação, joga-se o pó de cimento sobre a superfície ainda úmida, alisando-a com uma desempenadeira.

Há também no mercado diversas opções que imitam o visual de cimento queimado, como porcelanatos, pisos vinílicos, papéis de parede, massas e tintas.

A seguir, veja as dicas do arquiteto Pietro Terlizzi de como usar esses materiais na decoração.

Na parede e na viga desta sala, foi utilizada uma tinta que imita cimento queimado
Na parede e na viga desta sala, foi utilizada uma tinta que imita cimento queimado; o projeto é do arquiteto Pietro Terlizzi - Guilherme Pucci

Piso de cimento queimado

Vantagens

  • Tem visual uniforme, sem rejuntes, o que dá maior sensação de amplitude ao ambiente
  • Fácil de limpar
  • Pode ser usado em áreas internas e externas
  • Se você enjoar do piso, permite que outro revestimento seja instalado sobre ele
  • É um material frio, o que pode ser uma vantagem em lugares mais quentes

Desvantagens

  • É mais suscetível a manchas e trincas. O profissional responsável pela aplicação deve colocar juntas de dilatação para evitar fissuras maiores ao longo do tempo
  • Se for necessário fazer algum reparo, dificilmente será possível chegar ao mesmo tom do restante do piso
  • Pode ficar escorregadio em locais molhados
  • O toque gelado do material pode ser uma desvantagem em regiões mais frias ou em cômodos que exigem maior sensação de aconchego, como o quarto

Custo-benefício
O gasto com material é baixo, mas, segundo o arquiteto, a aplicação exige mão de obra especializada. Assim, ele afirma que, dependendo da situação, o valor cobrado pode não ficar tão diferente do custo de instalação de porcelanato, por exemplo. "Agora, se a opção for por um grande formato de porcelanato, realmente fica mais barato fazer o cimento queimado", diz ele.

Materiais que imitam o cimento queimado

Em seus projetos, o arquiteto tem dado preferência ao piso de porcelanato com visual de cimento queimado. "Há muito mais opções, então o repertório de possibilidades é maior."

Existem também pisos vinílicos com esse tipo de estampa. Para paredes e tetos, podem ser usados papéis de parede e tintas texturizadas.

Como usar na decoração

Para quebrar um pouco da frieza e da seriedade do cimento queimado, vale investir em tons e revestimentos com visual mais quente, como a madeira e o tijolo. Tapetes também dão uma sensação de aconchego ao ambiente.

Nesta sala, a textura de cimento queimado foi usada no forro de gesso do teto;
Nesta sala, a textura de cimento queimado foi usada no forro de gesso do teto; o projeto é do arquiteto Pietro Terlizzi - Guilherme Pucci

Na sala da foto acima, o arquiteto aplicou uma textura de cimento queimado no forro de gesso do teto, para reproduzir a aparência de laje. No chão, foi instalado um piso de madeira cumaru, com grandes tapetes sobre ele. No lado oposto da parede de concreto, há uma estante de freijó. "Se a gente olhar teto, paredes e piso, vemos uma coisa se contrapondo à outra", diz Pietro Terlizzi .

Quarto com uma faixa nas paredes com aspecto de cimento queimado
Neste quarto, o arquiteto Pietro Terlizzi optou por pintar uma faixa nas paredes com aspecto de cimento queimado - Guilherme Pucci/Dilvugação

No quarto acima, o arquiteto escolheu aplicar uma tinta com aparência de cimento queimado em uma faixa na parte superior das paredes. A ideia foi fazer alusão a uma viga, deixando o cômodo com um visual mais industrial. A madeira da porta e dos móveis, além do verde das plantas, faz o contraste.

Na sala abaixo, a parede amarela leva cor ao espaço, que tem piso de porcelanato e parede com textura de cimento queimado.

Sala com textura de cimento queimado na parede e piso de porcelanato que imita o material
Sala com textura de cimento queimado na parede e piso de porcelanato que imita o material; o projeto é do arquiteto Pietro Terlizzi - Guilherme Pucci/Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.