Tudo + um pouco

Soluções para descomplicar o dia a dia

Tudo + um pouco - Carolina Muniz
Carolina Muniz
Descrição de chapéu Todas

Fazer doce de leite na air fryer pode causar explosão

Receita com lata de leite de condensado no equipamento viralizou nas redes sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Nas últimas semanas, viralizaram nas redes sociais receitas de como preparar doce de leite na air fryer. Parece simples: é só colocar a lata de leite condensado embrulhada em papel-alumínio no equipamento por cerca de 40 minutos.

Mas fazer isso é muito perigoso, segundo Flamarion Pirtouscheg, gerente da categoria air fryer da Electrolux no Brasil. "Não se deve colocar lata de leite condensado no equipamento. Devido ao processo de enlatamento, o conteúdo não tem espaço suficiente para se expandir com o calor. Isso aumenta a pressão interna da lata e pode causar uma explosão", afirma.

Mão masculina, com pele branca, abre a porta de uma air fryer preta em cima de uma bancada
Colocar lata de leite condesado dentro da air fryer por causar uma explosão - Zephyrp/AdobeStock

Já na panela de pressão, isso não acontece porque, apesar do aumento da pressão dentro da lata, o mesmo ocorre do lado de fora dela. "Mas a pressão no interior da air fryer é igual à pressão atmosférica. Então, depois de algum tempo esquentando a lata, tem-se uma pressão interna maior, podendo provocar a explosão", explica o gerente.

A fritadeira elétrica utiliza um mecanismo de ar quente que circula e distribui de maneira uniforme o calor, permitindo que os alimentos sejam preparados com a própria umidade.

Em seu site, a Nestlé, uma das principais fabricantes de leite condensado do país, autoriza o cozimento da lata na panela de pressão. Para isso, é preciso remover o rótulo e o excesso de cola e colocar a lata na panela com água suficiente para cobri-la. Ao final, é preciso esperar sair toda a pressão para abrir a panela. A lata precisa ser retirada com muito cuidado e só ser aberta depois que esfriar completamente.

Outros cuidados com a air fryer

Segundo Pirtouscheg, não é recomendado estourar pipoca na fritadeira elétrica, porque o milho pode acabar ficando preso no sistema de aquecimento. Alimentos como folhas e hortaliças também devem ser evitados, uma vez que, com a ventilação, há risco da obstrução da circulação de ar.

Além disso, o equipamento trabalha apenas com aquecimento a seco. Assim, não podem ser preparados alimentos que usem água fervente, como macarrão e canjica.

Ele também alerta que nenhum tipo de material deve obstruir a circulação de ar dentro da air fryer. Então, é permitido embrulhar os alimentos com papel-manteiga ou alumínio, desde que o item não cubra o fundo da cesta. Isso também vale para assadeiras de metal ou de silicone e refratários de vidro que aguentam altas temperaturas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.