Tudo + um pouco

Soluções para descomplicar o dia a dia

Tudo + um pouco - Carolina Muniz
Carolina Muniz
Descrição de chapéu Todas alimentação

Quanto tempo a comida dura no congelador?

Veja dicas para conservar melhor os alimentos no freezer

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Se você esqueceu uma comida por muitos meses no fundo do congelador, ela não deve estar mais em condições para ser consumida. E nem adianta ver se a cara dela ainda está boa.

"Quando há bactérias que podem causar doenças, nem sempre os alimentos têm alterações sensoriais", afirma Viviani Fontana, colaboradora do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (SP/MS).

Segundo a especialista, o que vai definir a validade dos alimentos é a temperatura do congelador. Se ela permanecer a -18ºC, a comida poderá ficar até 90 dias no equipamento.

A questão é que dificilmente um congelador doméstico alcança esse nível de resfriamento. "Eu jamais indicaria esse prazo para alguém em casa, porque, com o calor que está fazendo, não dá para manter o freezer a - 18ºC", afirma ela.

Legumes e frutas congeladas em freezer
A validade dos alimentos no freezer varia de acordo com a temperatura do equipamento - Fotolia

A nutricionista explica que, quando há poucos itens dentro do congelador e sua porta quase nunca é aberta, é possível chegar a temperaturas mais baixas, entre -11ºC e -18ºC. Nessa faixa, ela recomenda que os alimentos sejam guardados por até 30 dias.

Mas ela alerta que, dependendo da forma como o freezer for utilizado, esse tempo pode cair. Por exemplo, se o congelador estiver lotado e a porta for aberta o tempo todo, é provável que a temperatura varie de -5ºC a 0ºC. Aí, a orientação é que o armazenamento dure, no máximo, 10 dias. Por isso, é muito importante não sobrecarregar o equipamento.

Esses prazos valem tanto para alimentos crus quanto para preparados. No caso de produtos industrializados, deve-se respeitar as instruções da embalagem. "A indústria tem um sistema de congelamento diferente do nosso, então pode colocar um prazo de validade maior", diz.

A especialista lembra que, para respeitar o tempo máximo de congelamento, é importante saber em qual data o alimento foi armazenado. Cada um pode encontrar a melhor forma de se organizar nesse sentido. Uma possibilidade é etiquetar os potes com o dia em que a comida foi colocada no freezer.

A seguir, veja as dicas de Viviani Fontana para manter os alimentos da melhor forma dentro do congelador.

Como conservar a comida no freezer

  • O ideal é congelar o alimento o mais fresco possível. Se a comida ficar muito tempo em temperatura ambiente, há risco de que micro-organismos se multipliquem ali. Por isso, não espere terminar a refeição para congelar o que sobrou. Já separe antes o que não deve ser consumido naquele momento e leve ao freezer

  • Da mesma forma, não deixe uma preparação por um longo tempo na geladeira para, só depois, decidir congelá-la. É provável que ela já esteja em uma condição imprópria para o consumo

  • Lave bem o recipiente antes de colocar o alimento

  • Se você pretende descongelar a comida no micro-ondas, precisa escolher potes plásticos que sejam livres de bisfenol (substância tóxica). Verifique essa informação na hora de comprar esses itens. Alguns têm o desenho de um micro-ondas na sua superfície, indicando que podem ser usados no equipamento
  • Não coloque uma preparação ainda fervendo no equipamento. Com a tampa da vasilha aberta, espere-a esfriar um pouco (mas não totalmente). Quando o vapor parar de sair, é a hora de levar o pote ao congelador
  • Nunca preencha completamente o recipiente. Deixe ao menos um dedo de distância entre o alimento e a tampa
  • Prefira dividir o alimento em porções menores. Uma peça interna de carne demora muito mais tempo para congelar do que um bife, por exemplo. E essa lentidão no congelamento pode interferir no tempo de conservação. Além disso, a separação facilita na hora do consumo
  • Mantenha o freezer sempre limpo, organizado e sem acúmulo de gelo. Também evite deixar o equipamento muito cheio

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.