Alexa Salomão

Repórter especial da Folha

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Alexa Salomão

Quanto tempo o Brasil aguenta ser salvo pelo bolsonarismo?

Governo e aliados dizem que salvaram país do caos, mas instabilidade é uma rotina na atual gestão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em clima eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro e representantes de seu governo passaram os últimos dias reforçando o discurso de que o Brasil foi salvo do caos quando a atual gestão assumiu.

Se a proposta bolsonarista é garantir estabilidade ao país, algo na estratégia está dando muito errado. A última semana é ilustrativa.

x
Fora Bolsonaro em projeção no palco do Lollapalooza Brasil; Fresno foi uma das bandas que protestou - 27.03.22 - Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Ag. O Globo

Caiu o terceiro ministro da Educação. Milton Ribeiro foi acusado de dar guarida a pastores que pediam a prefeitos pixulecos, até em ouro e bíblias, para liberar dinheiro público da educação. Gravação conseguida pela Folha mostrou o ministro falando com clareza que o privilégio concedido aos emissários de Deus em sua pasta atendia a pedido do próprio Bolsonaro.

Caiu o segundo presidente da Petrobras. Para o seu lugar foi indicado um consultor que ficou conhecido por defender o indefensável, o compromisso de o governo (leia-se todos os consumidores de luz do país) pagar pelo uso de térmicas a gás onde não há gás ou linha de transmissão para tirar a energia. A criação da infraestrutura vai custar bilhões à população para favorecer grupos da iniciativa privada.

Tivemos, não um, mas dois cala boca.

No sábado, o PL pediu, e um juiz Tribunal Superior Eleitoral aceitou, impedir manifestações contra Bolsonaro e pró-Lula na versão brasileira do Lollapalooza, um festival conhecido por receber as bandas mais pops do planeta.

No ato de censura explícita, tentaram encaixar a mega produção na categoria de showmício, como se Pabllo Vittar, os roqueiros do Fresno, o rapper Emicida, a britânica Marina e americana Miley Cyrus, só para citar alguns que protestaram, estivessem no palco a serviço de partidos políticos.

Na quinta, 31 de março, foi a vez de Bolsonaro. Defendeu a ditadura, que completava 58 anos, e mandou uma nova indireta aos ministros do Supremo Tribunal Federal. "Que alguns poucos não nos atrapalhem. Se não tem ideias, cala a boca. Bota a tua toga e fica aí. Não vem encher o saco dos outros."

Quanto tempo o Brasil suportará ser salvo pelo bolsonarismo?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.