Antonio Delfim Netto

Economista, ex-ministro da Fazenda (1967-1974). É autor de “O Problema do Café no Brasil”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Delfim Netto

Teto de gastos evidenciou as preferências dos representantes do povo

Emendas tornaram-se impositivas, cresceram e avançaram sobre outras despesas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O resultado do tortuoso caminho para a aprovação do Orçamento de 2021 é conhecido: acotovelaram-se bilhões em emendas parlamentares em detrimento das urgências da população pelos efeitos do recrudescimento da pandemia sobre a saúde e a renda. Houve muito ruído sobre o que ficou de fora, como o Censo, e com o que foi preservado, como as emendas parlamentares.

A necessidade de acomodar sob o mesmo teto a expansão do Bolsa Família e a "surpresa" dos precatórios sem enfrentar o "caráter geológico" do Orçamento, isso é, sem rever prioridades pretéritas, sua eficácia e pertinência, renova o debate da priorização das emendas sobre outras despesas também em 2022.

O fato concreto é que as emendas são instrumentos comuns, legais e legítimos nas democracias de representação proporcional e há evidências, inclusive para o Brasil, de que esse é um dispositivo importante para que parlamentares recompensem seus eleitores e consolidem poder localmente. O porquê, portanto, das sucessivas tentativas de avanço do Legislativo sobre o Orçamento nas últimas décadas parece claro.

Sessão do Senado avalia a PEC 100/2019, que obriga a execução de emendas de bancadas parlamentares - Geraldo Magela 26.jun.2019/Agência Senado

Como bem documentam Paulo Hartung, Marcos Mendes e Fabio Giambiagi em artigo na revista Conjuntura Econômica deste mês, a cristalização desse movimento a partir de 2015 e a elevação dos montantes designados para esse fim coincidem com a fraqueza do Executivo e a recusa dos governos Dilma e Bolsonaro em partilhar o poder de maneira legítima na construção de uma maioria estável no Congresso.

O Congresso provou do poder e gostou! Algumas emendas tornaram-se impositivas (o que não seria um problema em si, não fosse a rigidez orçamentária), cresceram em volume e avançaram sobre outras despesas. Renasceram as emendas de relator e morreu boa parte da transparência...

Dessas questões, duas, interligadas, merecem atenção: as emendas de relator, que concentram metade do bolo sob o desígnio de um pequeno grupo político, sem nenhuma justificativa razoável, e a diluição dos mecanismos de transparência, que permitem saber quem indicou o que, o quanto, para quê.

O teto de gastos foi fundamental para dar transparência ao debate sobre o crescimento e a alocação dos gastos públicos. A expectativa era que tornasse inevitável a escolha das "grandes prioridades". A (triste) realidade é que, dada nossa recusa em fazer/rever escolhas, tornou mais visível o ranqueamento das preferências dos representantes do povo. Às vezes, as piores mentiras são as que contamos para nós mesmos...

Lamento profundamente a perda do grande homem público brasileiro João Sayad. Minha solidariedade à família.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.