Becky S. Korich

Advogada, escritora e dramaturga, é autora de 'Caos e Amor'

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Becky S. Korich
Descrição de chapéu Folhajus feminicídio

Ilegítima defesa da desonra

Nos 17 anos da Lei Maria da Penha, ainda precisamos falar sobre isso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 1983, Maria da Penha, cearense, farmacêutica, levou um tiro de espingarda disparado pelo marido. Escapou da morte, ficou paraplégica. Sofreu uma nova tentativa de assassinato pelo marido, que tentou eletrocutá-la. Mas foi ele que levou o choque: com muita coragem, Maria da Penha rompeu a rotina de agressões e denunciou o marido.

Enfrentou outros desafios, fora de casa, como incredulidade e falta de amparo da Justiça. Hoje, 7 de agosto, a Lei 11.340, que leva o seu nome, completa 17 anos. Será que temos o que comemorar?

Na última terça-feira (1º), o STF derrubou a tese de legitima defesa da honra como argumento de defesa pelos agressores e assassinos de mulheres, legado de uma época em que a honra (do homem) estava acima da vida (da mulher).

escultura "A Justiça", na frente do STF, com fachada de luz amarela ao fundo
STF muda iluminação da fachada para o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres - Felipe Sampaio 23.nov.22/STF

Matavam, coitados, porque eram tomados por uma forte emoção, eram compelidos pelas mulheres a praticar o crime. Agrediam, coitados, porque as esposas, vagabundas, agiam com autonomia de vontade. Com a decisão do STF, promotores, juízes e autoridades policiais não podem mais se valer da tese da honra para absolver ou atenuar a pena dos criminosos. Decisão histórica. Século 21. Será que temos o que comemorar?

É assustador o número de crimes contra as mulheres no Brasil. Uma mulher é morta a cada seis horas, uma mulher é estuprada a cada sete minutos. E é espantoso que a mais alta corte do país, em tempos de turismo espacial e inteligência artificial, ainda tenha que decidir sobre a validade de um artifício jurídico tão obsoleto quanto a legítima defesa da honra.

Quando se trata dos direitos das mulheres, o presente se confunde com o passado. A inércia e o atraso dos legisladores em banir disposições discriminatórias, enraizadas há séculos no nosso direito penal, colaborou para a perpetuação de conceitos que mais lembram o Brasil Colônia. Muitos preceitos que já não constam mais do nosso Código Penal, vindos de uma sociedade patriarcal que tinha como pressuposto a soberania masculina, ainda nos assombram e se escondem em um canto da nossa cabeça.

O fantasma da "mulher honesta". A imoralidade da mulher "deflorada" —que não era flor que se cheire, segundo a própria lei. A "pureza" da mulher estuprada, que era recuperada através do casamento do agressor com a vítima.

São conceitos que ressurgem no nosso inconsciente coletivo, mesmo após a supressão dessas expressões da lei. Até 2009, a tipificação dos crimes contra a dignidade sexual tinha uma conotação duvidosa, ao estarem dispostos sob o título "Dos crimes contra os "costumes"" [aspas nas aspas propositais]. Se alguma coisa nisso tudo faz sentido, é que "costumes" demoram muito para mudar.

Apesar da oficialização do fim da legítima defesa da honra, os autores de crimes contra a mulher usam a "ilegítima defesa da desonra" para se defender. Vasculham a vida da vítima, expõem sua intimidade e fazem de tudo para aniquilar sua reputação, até inverter a posição da vítima como culpada pelo crime que sofreu.

Sinal de que ainda precisamos falar sobre isso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.