Benjamin Steinbruch

Diretor-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional, vice-presidente da Fiesp. É formado em administração pela FGV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Benjamin Steinbruch
Descrição de chapéu juros copom inflação

Vivemos em um regime de 'jurocracia' e não nos escandalizamos com isso

Sem juros civilizados, para investimentos e para o consumo, não haverá crescimento sustentado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sede do Banco Central do Brasil, em Brasília (DF)
Sede do Banco Central do Brasil, em Brasília - Sergio Lima - 20.set.13/Folhapress

O estresse político das últimas semanas parece ter se transferido para a economia.

Executivo e Legislativo ficaram aparentemente paralisados enquanto se discutiam princípios constitucionais no Supremo e a mídia se voltava para a cobertura da prisão do ex-presidente Lula.

Ministros deixaram seus cargos para participar das eleições. Desapareceu o discurso reformista e prevaleceu, em todas as áreas, a preocupação com o processo eleitoral que vai começar.

Nesse clima, a pior notícia é que a recuperação da economia não está se dando no ritmo que todos esperávamos. No fim de 2017, analistas consideravam que já “estaria contratado”, como se costuma dizer em economês, um crescimento de até 4%.

A esta altura, porém, as previsões estão sendo revisadas. A retomada perdeu força, e estima-se que o PIB deva crescer no máximo 2,8%. Em fevereiro, pela previsão do BC, o crescimento foi próximo de zero (0,09%). A indústria, que avançou quase 3% em dezembro, teve queda de produção de 2,2% em janeiro e ligeira expansão de 0,2% em fevereiro.

Um indicador de que a retomada perdeu força está também no varejo, cujas vendas caíram 0,2% em fevereiro. Outro está no índice de desemprego, que ficou estável em torno de 12,5% durante todo o primeiro trimestre, considerados os dados dessazonalizados.

Em termos nominais, do Caged, o número de pessoas ocupadas no fim do primeiro trimestre era 1,7 milhão superior ao de um ano antes. Mas esse avanço se deu em razão de vagas não formais, com remuneração mais baixa e menor renda para consumo. O número de empregos com carteira assinada foi reduzido em mais de 600 mil vagas no período.

Não há quem conteste, a economia esfriou. Economistas enumeram ene razões para explicar essa mudança de tendência, entre elas o estresse político e o cenário externo ameaçado por Donald Trump. Mas há uma explicação que começa unir ortodoxia e heterodoxia: os juros, sempre eles.

Em pouco mais de um ano, a taxa básica (Selic) caiu de 14% para 6,5%, nível ainda extremamente elevado, tendo em vista a inflação anual abaixo de 3% —em março, o IPCA foi praticamente zero. A redução, porém, não se transferiu no ritmo esperado para o crédito, nem para empresas, nem para consumidores.

Dados oficiais do Banco Central indicam que os juros subiram no primeiro bimestre, na contramão da redução da Selic. A alta se deve ao aumento do spread bancário, que é a diferença entre o custo de captação e a taxa de juros nos empréstimos. Ou seja, aumentou a margem de lucro das instituições financeiras.

Esse é um problema dramático da economia brasileira. Sem juros civilizados, para investimentos e para o consumo, não haverá crescimento sustentado.

Felizmente, as próprias autoridades reconhecem essa dramaticidade. São louváveis esforços recentes para enfrentar o problema. O BNDES, por exemplo, vai oferecer taxa fixa de juros para empréstimos de capital de giro, uma iniciativa limitada, mas na direção certa. Os bancos anunciaram uma autorregulamentação para tentar cortar os juros do cheque especial, que estão em incríveis 324% ao ano.

No crédito de varejo, as taxas rodam em torno de 7% ao mês. Em muitos casos, os juros estão escondidos, quando a loja vende, por exemplo, em cinco parcelas e não oferece desconto para pagamento à vista. Os juros se tornaram uma cultura tão arraigada no país que são aplicados até nas vendas à vista. Vivemos em um regime de “jurocracia” e não nos escandalizamos com isso.
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.