Bia Braune

Jornalista e roteirista, é autora do livro "Almanaque da TV". Escreve para a Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bia Braune
Descrição de chapéu Todas

Prestadores de serviço eficientes restauram minha fé no ser humano

Tratei de reunir um dream team da gambiarra, com eletricista ex-astro do pagode, passando por estofadores e serralheiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bate na madeira. Que nenhum perrengue doméstico acometa você agora, mas vai que. Se o seu caderninho de telefones não é tão precavido quanto o meu, já lhe dou esse conselho.

Prestadores de serviço eficientes restauram minha fé no ser humano. Por isso, com a alma mais desnivelada que um contrapiso e o coração chapiscado por toda sorte de enroladores, tratei de reunir um dream team da gambiarra.

No cartum de Marcelo Martinez, um personagem marceneiro feito a partir de uma tábua. Ele tem um buraco recortado no peito, em formato de coração
Ilustração de Marcelo Martinez para coluna de Bia Braune de 8 de abri de 2024 - Fohapress

Do Cézanne das paredes ao "chocrível" eletricista ex-astro do pagode, passando por estofadores, serralheiros, "spliteiros", pedr... "Marceneiro bom: tem?". Opa, peraí. Desde seu Barbosa, percebo não manter qualquer bico estável com profissionais desse ramo. Talvez lhes falte o lirismo melancólico daquele homem que frequentava nossa casa, antes mesmo que eu tivesse meu próprio teto.

Imagine-o assim: a cara do marinheiro Popeye, com a boina do jogador de sinuca Rui Chapéu. Trajado numa elegância social maltrapilha, tal como um dândi dos formões e das morsas. Das plainas, goivas e brocas. Nós nunca conseguimos descobrir se possuía algum verniz, posto que era seriíssimo e falava o mínimo.

Sabíamos apenas que vinha do Norte, que seu prenome era Jessé (igual ao cantor de "Porto Solidão") e que uma tragédia familiar o levara a beber.

Cumpridor de horários, ao fim do expediente batia ponto no bar. Já trôpego, mas sem perder a altivez chapliniana, cortava caminho de volta pela nossa rua. Era quando enfim o víamos sorrir, depositando flores em nosso portão (que ele mesmo fez). Destinavam-se à minha mãe, a única que o defendia da chacota alheia.

"Eu, hein. O que é que tem? Nunca vi marceneiro melhor!"

Anos a fio, ele reparou mesas e fez armários feito um virtuose. Tinha alma de artista e um grosso lápis vermelho atrás da orelha. Até que mamãe precisou mudar de endereço, pois não conseguia mais subir escadas. De minha parte, não resta qualquer dúvida: se tivesse pedido, seu Barbosa teria construído um elevador para ela. No dia da mudança, em vez da flor habitual, minha mãe encontrou um toco de madeira.

Lembro da lágrima que a vi enxugar. Ele havia esculpido o rosto dela. Na marcenaria, o termo "descarregar" possui sentido bem mais poético. É quando as camadas de tinta e de tempo são retiradas para que se chegue à superfície original. Mamãe, de certa forma, soube descarregar seu Barbosa. E aquela madeira era de lei.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.