Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Com fala sem novidades na ONU, Bolsonaro mostra que só quer exposição

Presidente leva plataforma de baixa credibilidade a Nova York, em horário eleitoral de alto custo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em pouco menos de 20 minutos na ONU, Jair Bolsonaro preencheu quase toda a cartela de sua plataforma de campanha. O presidente falou bem do governo, direcionou críticas a adversários políticos, prometeu tempos melhores na economia e repetiu distorções já conhecidas sobre a própria conduta na pandemia.

O falatório sem grandes novidades mostra que o foco principal de Bolsonaro não era tanto o conteúdo das declarações, mas o simples fato de ter tomado o púlpito. O presidente viajou aos EUA em busca de um reforço para a pose de governante e a impressão de que leva sua agenda eleitoral para um foro de prestígio.

A ida a Nova York, depois da passagem por Londres, se tornou especialmente importante para um presidente que enfrenta dificuldades crescentes dentro de casa. Com a reeleição em risco, Bolsonaro saiu em turnê internacional para evitar (ou ao menos adiar) a síndrome do pato manco —aquela que drena o poder de governantes em fim de mandato.

O presidente Jair Bolsonaro na 77ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York - Reuters

Sem esconder a vontade de se dirigir ao público brasileiro, o presidente tentou transmitir na ONU a percepção de que preserva sua autoridade. Mais do que isso, quis apresentar o argumento de que há um governo a ser defendido, sem se importar com a realidade de que praticamente todos os elementos do discurso eram conhecidos e enfrentam certa desconfiança do eleitorado.

Os problemas de credibilidade abalam até mesmo o esforço de Bolsonaro para modular a retórica inflamada. O presidente pode ter reduzido o tom belicoso do pronunciamento de 2019, mas ainda aplicou uma carga ideológica ao discurso e terminou com uma versão do conhecido lema "Deus, pátria e família", adotado por fascistas brasileiros.

No fim das contas, a passagem de Bolsonaro pela ONU completou o horário eleitoral de alto custo em que ele transformou sua turnê internacional. A menos de duas semanas do primeiro turno, resta ao presidente ampliar sua exposição a qualquer custo, mesmo que muita gente já saiba o que ele tem a dizer.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.