Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Torres abusa da falsa inocência dos beneficiários do golpismo

Virada de mesa manteria no poder Bolsonaro e seus aliados, mas isso deve ser só coincidência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Anderson Torres respirava golpismo. Como ministro da Justiça, participou da live de 2021 em que Jair Bolsonaro lançou suspeitas falsas sobre as urnas. Como conselheiro, frequentou o bunker instalado no Alvorada após a derrota na eleição e guardou um documento elaborado para virar a mesa. Como secretário de Segurança, acobertou a ameaça de invasão da praça dos Três Poderes.

A atuação diligente de Torres no bolsonarismo transformou seu depoimento na CPI do 8 de janeiro numa exibição de cinismo. O ex-ministro descreveu os ataques como um episódio imprevisto, tratou como maluquice algumas ideias que circulavam em seu próprio grupo político e tentou transferir responsabilidades para o campo adversário.

Bolsonaro fabricou por anos o combustível para uma revolta contra o resultado da eleição. Críticos e opositores levaram o risco a sério, assim como a turma em frente aos quartéis (além de grupos lá dentro). Mas Torres reproduz uma linha de defesa fantástica, em que os únicos céticos e inocentes seriam justamente os beneficiários de um golpe.

O ex-ministro da Justiça Anderson Torres em depoimento à CPI do 8 de janeiro - Gabriela Biló/Folhapress

O ex-ministro não é capaz de esconder o papel operacional claro que teve naquele processo. Na live de 2021, Torres emprestou verniz técnico às investidas de Bolsonaro, levando para a mesa informações da Polícia Federal. Também recaem sobre ele suspeitas sobre as blitze nas estradas do Nordeste no dia da votação e a guarda da minuta do golpe.

Torres tentou convencer a CPI de que "não havia indícios" de atos graves às vésperas do 8 de janeiro. Ele direcionou a culpa para outros órgãos, ainda que seu gabinete na Secretaria de Segurança do Distrito Federal tenha recebido no dia 6 um alerta que falava em "prática de atos de violência" e "tomada de poder".

Os bolsonaristas insistem no discurso de que o golpismo foi um caso de ignição espontânea e que, na verdade, eles se tornaram vítimas do 8 de janeiro. Uma virada de mesa manteria no poder Bolsonaro e seus aliados políticos e militares, mas isso deve ser só uma coincidência.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.