Claudio Bernardes

Engenheiro civil e vice-presidente do Secovi-SP, A Casa do Mercado Imobiliário

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Claudio Bernardes
Descrição de chapéu Mercado imobiliário

Diversidade no mercado imobiliário

Organizações com cultura de inclusão têm duas vezes mais chances de exceder metas financeiras, diz pesquisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há décadas, a indústria imobiliária é formada por um universo quase que exclusivamente masculino, especialmente nos cargos de liderança, fato que, efetivamente, não é saudável para o setor. Tratar do tema D&I (diversidade e inclusão) vai muito além das questões de gênero. Neste debate, estão incluídos tópicos de desequilíbrio de gerações, etnia, deficiências, orientação sexual, identidade de gênero, religião, entre outros, que devem ser devidamente enfrentados.

Para fazer esse enfrentamento de forma adequada, é necessário compreender o que pode ser considerado um ambiente de negócios diverso e inclusivo, quais suas vantagens, e como isso pode ser alcançado.

Existem muitas definições sobre diversidade e inclusão, mas é possível afirmar que em um ambiente de negócios diverso e inclusivo, a totalidade das pessoas faz parte de uma só equipe, e qualquer indivíduo tem oportunidades iguais de participar das atividades da empresa e desenvolver seu potencial.

Mulheres em sala, posando para foto, metade sentadas e metade em pé
Encontro do grupo Mulheres no Imobiliário, que fomenta a presença feminina no setor - Divulgação

Contudo, por um lado, a inclusão no local de trabalho visa garantir que todos os indivíduos tenham oportunidades iguais de sucesso, evitando que alguns sejam discriminados ou tratados de forma diferente devido a certas características físicas ou de personalidade.

Aceitar a diversidade significa valorizar as diferenças entre os indivíduos, em especial no contexto das atividades profissionais, garantindo que cada um dos atributos e das características variáveis sejam apropriadamente reconhecidos e potencializados.

Conforme a Pesquisa Global de Capital Humano da Deloitte, D&I é fundamental para o desempenho dos negócios, pois aumenta a criatividade e a inovação nas equipes. Segundo o relatório, organizações com a cultura da inclusão têm duas vezes mais chances de cumprir ou exceder as metas financeiras e três vezes mais chances de atingir um alto desempenho.

Além disso, essas empresas têm aumentada em seis vezes a probabilidade de serem mais ágeis e inovadoras, e oito vezes mais chances de obterem resultados melhores nos negócios. Os efeitos indiretos de ter uma força de trabalho diversificada e inclusiva englobam melhor imagem da empresa e maior atração e retenção de talentos.

A diversidade no local de trabalho geralmente resulta em um espectro muito mais amplo de criatividade, a partir de pessoas com diferentes origens, habilidades e experiências. De modo geral, os funcionários que se sentem incluídos e desejados estarão mais engajados e motivados para obterem bom desempenho.

Não é desprezível também o fato que uma equipe mais diversificada ajuda a empresa a obter um entendimento mais amplo de seus clientes, o que eles desejam e o que procuram, com benefícios óbvios para os negócios.

Para que o setor imobiliário avance na direção de um ambiente diverso e mais inclusivo, é necessário reconhecer que a implantação de um modelo de D&I requer mudança de mentalidade de todos os atores envolvidos. Isso requer um posicionamento claro das empresas no sentido de incluir D&I como parte das metas organizacionais, e se espera o mesmo comportamento das associações de classe ligadas ao setor.

É vital criar um ambiente de trabalho onde todos os funcionários sejam ouvidos e possam sugerir e criar mudanças. É primordial o comprometimento com metas de diversidade e inclusão, monitoradas por uma equipe que supervisione os esforços da empresa nesse sentido.

As empresas precisam refletir minuciosamente sobre como introduzir D&I de forma ampla em suas operações, identificando os desafios a serem enfrentados e as alternativas para implementação de um processo exitoso.

Certamente, conseguir alcançar em todo o setor imobiliário um modelo amplo de operação com base em D&I não é uma tarefa fácil. Mas, a reestruturação das políticas de recrutamento e seleção de pessoal, os treinamentos dos funcionários em cargos de liderança, e o investimento em projetos de comunicação interna estão entre as ações fundamentais para avançar na direção de um setor diverso e inclusivo, com todos os benefícios resultantes para as empresas do setor e para a sociedade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.