Claudio Bernardes

Engenheiro civil e vice-presidente do Secovi-SP, A Casa do Mercado Imobiliário

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Claudio Bernardes
Descrição de chapéu Mobilidade tecnologia

Inteligência Artificial Geoespacial no gerenciamento do uso do sol

Com planejamento urbano, IAGeo poderia cumprir os objetivos da política de desenvolvimento de uma cidade inteligente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O processo de Inteligência Artificial Geoespacial (IAGeo) pode ser definido como um modelo que alia o planejamento urbano aos sistemas de georreferenciamento, "Big Data" e TI (tecnologia da informação).

Na área de planejamento urbano, pesquisadores americanos identificaram como premissa básica para a utilização desse processo a busca por quatro objetivos, relativamente abrangentes: 1) aumentar a eficiência dos serviços e funções urbanas; 2) melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos; 3) abordar os desafios ecológicos e econômicos, que podem afetar os sistemas urbanos em diferentes níveis; e, 4) contribuir para a produção de dados espaciais, informações e conhecimento sobre a dinâmica humano-urbana.

Dessa forma, com uma estrutura conceitual centrada no ser humano, é possível supor que a polinização cruzada entre o planejamento urbano e os campos tecnocientíficos que estruturam a Inteligência Artificial Geoespacial, poderia cumprir os objetivos da política de desenvolvimento de uma cidade inteligente.

Vista aérea da região central de São Paulo; Lei de Zoneamento define quais atividades podem ser instaladas em cada uma das regiões da maior cidade da América Latina
Vista aérea da região central de São Paulo; Lei de Zoneamento define quais atividades podem ser instaladas em cada uma das regiões da maior cidade da América Latina - Divulgação

As cidades inteligentes prosperam a partir da integração de camadas físicas e digitais da infraestrutura. Portanto, a IAGeo poderia servir como potencial estrutura de solução para abordar os problemas geoespaciais multifacetados enfrentados pelas cidades inteligentes. De fato, a complexidade dos problemas exige uma abordagem híbrida que integre tanto metodologias indutivas quanto dedutivas.

Entretanto, fica a questão: como será possível ativar e operacionalizar a potencialidade da IAGeo para criar lugares e comunidades sustentáveis, resilientes, equitativas, saudáveis e conectadas?

Parece ser importante abordar esta questão sob o prisma do planejamento urbano, e trazer a disciplina de planejamento de volta para a cidade inteligente. Os conceitos de planejamento que costumavam ocupar uma posição central na concepção inicial da cidade inteligente foram, de certa forma, relegados a um segundo plano com o surgimento de tecnologias inteligentes e seus subprodutos associados, como automação, eficiência e padronização, entre outros.

Melhorar a eficiência das funções e dos serviços urbanos é um problema técnico que tem sido tradicionalmente um dos principais objetivos do planejamento e da gestão urbana. Serviços e funções urbanos incluem todas as comodidades, instalações e infraestruturas que órgãos governamentais, de forma independente ou em colaboração com entidades privadas, entregam aos moradores urbanos. Entre essas funções e serviços urbanos, estão abastecimento de água, coleta de esgoto, transporte público, operação de espaços públicos e disponibilização de habitações a preços acessíveis.

Enfim, o funcionamento das cidades requer abordagens que considerem o desenho urbano e práticas que possam afetar a sua configuração espacial, o bem-estar das pessoas e como elas vivenciam o ambiente construído. A IAGeo pode ser utilizada para melhorar a habitabilidade e a equidade urbana, possibilitando a associação entre parâmetros subjetivos da vida nas cidades e a estrutura socioespacial do ambiente urbano.

Nesse contexto, o gerenciamento do uso do solo é um dos principais mecanismos do planejamento urbano, e tem implicações significativas para a economia, para a sociedade e para o meio ambiente. A IAGeo pode propor novas abordagens de otimização espacial para apoiar a alocação de modelos que impliquem no uso sustentável do solo, como contiguidade, compacidade e compatibilidade com padrões multiobjetivos de otimização, utilizando os algoritmos adequados. Isso possibilita a formulação de modelos espaço-temporais, que podem otimizar não apenas a localização e a definição quantitativa de uma categoria de uso do solo a ser atribuída a determinado local, mas também "quando" e "como" eventual transição para metas específicas relacionadas ao uso do solo deve acontecer ao longo do tempo.

Não menos importante é a possibilidade de gerar novas visões sobre a dinâmica humano-urbana por meio de monitoramento, análise e modelagem da morfologia urbana. Utilizando dados de crowdsourcing, esses estudos podem estruturar uma abordagem de baixo para cima, possibilitando a reconstrução de espaços da vida cotidiana, com repercussões importantes para o desenvolvimento das cidades.

As aplicações são inúmeras e o resultados promissores. Falta, entretanto, decisão política para caminhar nessa direção. Com a palavra, os gestores das cidades!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.