Gelo e gim

Coluna é assinada pelo jornalista e tradutor Daniel de Mesquita Benevides.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Gelo e gim

Coquetel das bruxas usa ingrediente tido como poção do amor

Anis é considerado bom para tratos intestinais e cura de várias doenças, inclusive o tédio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Não deixarás viver a feiticeira", manda o "Êxodo", em claro confronto com o mais civilizado "Não matarás". O Antigo Testamento tem dessas coisas, levadas ao pé da letra por inquisidores, juízes e torturadores. Tudo em nome da fé e dos bons costumes.

Há exatos 330 anos, Bridget Bishop era enforcada na costa nordeste dos EUA. Foi a primeira mulher executada por bruxaria nos infames julgamentos de Salem, que condenaram à morte mais 19 pessoas, uma delas apedrejada e outra, o único homem, esmagada. Não que a forca fosse tranquila. Lançada de baixa altura, a ré estrebuchava por minutos, para gáudio da plateia puritana.

As acusações iam de enfeitiçar crianças, que aparentavam estar possuídas, a seduzir homens enquanto dormiam, na forma espectral. Mamilos e vaginas do inferno os atacavam no sono dos justos. Às vezes bastava uma verruga, marca de impureza, como prova de tais malefícios.

Os julgamentos de Salem começaram com os casos das jovens Betty Parris e Abigail Williams
Os julgamentos de Salem começaram com os casos das jovens Betty Parris e Abigail Williams - BBC News Brasil/Getty Images

Outros países do Novo Mundo e da Europa viveram cenários semelhantes. Em Benevento, perto de Nápoles, camponesas eram acusadas de voar ao encontro de demônios, sugar o sangue de bebês em rituais de sacrifício e promover danças e orgias com seres fantásticos, animais e até homens.

Diz-se que passavam um unguento poderoso nas axilas e seios para vencer a gravidade. E que usavam vassouras de sorgo como transporte, de preferência à meia-noite, provocando tempestades. Ou cavalos com as crinas retorcidas, que sequestravam de estábulos e faziam galopar até botarem espuma para fora.

A ideia de que pudessem fazer o que quisessem com o próprio corpo era mais incômoda do que o diabo em pessoa. A tranquilidade se restabelecia ao som dos gritos nas fogueiras, depois de confissões arrancadas sob tortura.

A verdade é que tais julgamentos, também feitos por tribunais seculares, tinham, muitas vezes, interesses bem terrenos: serviam para resolver rusgas pessoais e principalmente para garantir a ordem patriarcal e capitalista, na análise brilhante de Silvia Federici, em "Calibã e a Bruxa".

Passados os séculos 15, 16, e 17, período em que ocorreu a caça cruel, a pequena cidade italiana aproveitou as lendas e imprimiu-as como fatos de grande valor turístico. Virou a cidade das bruxas. Estão até no escudo do time local.

As poções preparadas com plantas medicinais, prática comum das magas subversivas, inspiraram Giuseppe Alberti a misturar mais de 70 ervas e criar, em 1860, o licor Strega, nome italiano para bruxa. Entre as ervas está o anis, considerada bom para tratos intestinais e cura de várias doenças, inclusive o tédio, como bem sabiam Baudelaire e seus pares.

O poeta professava amor às damas do oculto: "Bruxa de olhos atraentes/terrível paixão, te quero/com a mesma devoção/que a um santo presta o clero."

Numa clave muito distante do pré-feminismo das feiticeiras, o Strega, cuja receita é secreta, mas certamente inclui açafrão, canela, hortelã e mirra, sugere ligação frívola com a magia do amor, apropriada para o dia 12. Existe a crença de que, quando dois apaixonados tomam o licor, ficam juntos para sempre.

A premissa aparece no filme "Kitty Foyle", que deu o Oscar a Ginger Rogers em 1940. Ela vai a um saloon com seu par romântico. Para garantir que ninguém mais no lugar tome o licor e bagunce o feitiço, pedem logo a única garrafa disponível do néctar de Benevento.

Na dúvida, las hay.

0A filósofa Silvia Federici, autora de 'Calibã e a Bruxa'
A filósofa Silvia Federici, autora de 'Calibã e a Bruxa' - Zanone Fraissat/Folhapress

THE WITCH

Ingredientes

  • 60 ml de gim
  • 20 ml de licor Strega

Como fazer
Mexer os ingredientes com gelo e coar para uma taça Nick & Nora. Decorar com uma folha de salsão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.