Gelo e gim

Coluna é assinada pelo jornalista e tradutor Daniel de Mesquita Benevides.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Gelo e gim

Treze coquetéis vermelhos, para não deixar dúvidas

Conheça e aprenda a fazer as receitas de drinques clássicos em tons avermelhados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Negroni: Imbatível, no gosto e na aparência, é poção mágica para enfrentar a ultradireita que tomou conta de seu país de origem, na bota europeia.

Manhattan: Preparado em geral com bourbon, mais acessível no Brasil. Se puder, experimente com rye e ponha um tantinho mais de Angostura. Uma mudança nesse momento é mais que bem-vinda. E você não vai querer tomar outra coisa.

Manhattan clássico servido no bar de drinques Santana, em Pinheiros
Manhattan servido no bar de drinques Santana, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo - Pedro Knoll/Divulgação

Bloody Mary: Faz pensar na frase de Jânio Quadros, ex-presidente de justa má fama, que abriu caminho para o golpe de 1964 com sua renúncia inexplicada. "Bebo porque é líquido; se sólido fosse, come-lo-ia." No caso do bloody mary, dá para fazer as duas coisas: beber a mistura de suco de tomate, temperos e vodca —uma sopa, a depender da espessura— e comer o salsão que vem de enfeite, como o democrata Brad Pitt em "Era uma vez em… Hollywood".

Rhett Butler: Com bourbon (60 ml), suco de cranberry (120 ml), suco de limão (12 ml) e xarope de açúcar (20 ml). O nome foi tirado do personagem de Clark Gable em "...E o vento levou". Cabe a frase final do filme, em outro contexto e um pouco alterada: "Francamente, meu caro, espero que você seja julgado e preso."

El Diablo: Como o diabo gosta —tem 45 ml de tequila, 20 ml de suco de limão, 5 ml de grenadine e 90 ml de ginger ale. Fácil de beber, vai subindo, subindo, subindo…nem precisa de segunda rodada.

Strawberry and Mint Daiquiri: Daiquiri feito com morango e hortelã. Vale muito esse brinde de primavera, que combina com as recentes aberturas na terra do rum, principalmente em relação ao universo LGBTQ+, mesmo que tímidas.

Red Earl: Dez framboesas, 45 ml de vodca, 15 ml de limoncello e 5 ml de xarope de açúcar dão o recado numa taça coupe. Pode também ser com 13 framboesas, a escolha é sua.

Red Haven: Esse drinque britânico como Harry Potter, aquele que derrotou o inominável, traz nosso conhecido Cynar. São 45 ml de uísque, 20 ml do aperitivo de alcachofra e 20 ml de vinho do Porto ruby.

Rabo de Galo: o Cynar também se destaca em nosso vice-coquetel (só perde para a caipirinha, com o adorável macunaíma logo atrás), perfeito para as recepções diplomáticas durante o aguardado retorno à presidência.

Red Marauder: Leva licor de framboesa preta (15 ml), sucos de limão (7 ml) e de cranberry (45 ml) , e o conhaque (60 ml), que remete à Revolução Francesa, quando se cunhou o negroni dos direitos civis: três doses iguais de liberdade, igualdade e fraternidade.

El Presidente: rum, vermute seco, licor de laranja e grenadine —aliança que garante a eleição de um drinque para não queimar a língua nem o país.

Old Friend: Ah, como é boa a volta de um velho amigo, depois de 11 anos! Leva 45 ml de gim, 20 ml de suco de grapefruit, 10 ml de licor St-Germain e 15 ml de Campari.

Traçado: Finalmente chegamos a essa mescla, que muda de feição a depender do lugar, do freguês e dos ingredientes disponíveis na tasca ou no boteco.

Em Portugal existe o traçadinho, uma combinação de vinho verde, cerveja e açúcar ou água com gás. Tem também a versão com vinho tinto e Coca-cola, pouco recomendável.

Já no Brasil, o traçado, sem o diminutivo luso-sentimental, pode denominar o rabo de galo ou outras tisanas clássicas de birosca, como pinga com jurubeba, groselha, licor de anis ou vermute.

A primeira-dama, já de malas prontas, não aprova —o que é mais um motivo para experimentar.

O caminho está traçado.

Traçado

Brayden - stock.adobe.com
  • 45 ml de cachaça
  • 15 ml de Campari
  • 5 ml de vermute doce
  • Uma espirrada de limão

Passo a passo
Mexa de leve em um copo com gelo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.